PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





WWW.BRASIL.GOV.BR/VIVERSEMLIMITE – PROGRAMA VIVER SEM LIMITES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

WWW.BRASIL.GOV.BR/VIVERSEMLIMITE – Com quase um ano de atividades, o programa do Governo Federal, Viver sem limites já possui resultados significativos. Criado a partir dos dados coletados no Censo 2010, em que se registrou a existência de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o programa reuniu um conjunto de iniciativas sob quatro eixos de atuação: educação, saúde, acessibilidade e inclusão social. O objetivo é transformar a sociedade brasileira num lugar mais justo e plural para os 23,91% de cidadãos com necessidades especiais.

WWW.BRASIL.GOV.BR/VIVERSEMLIMITE - PROGRAMA VIVER SEM LIMITES

Com o Viver sem limites, oportunidades, direitos e cidadania são assinaladas no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Entre as metas obtidas e apresentadas durante a reunião do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) está a oferta de 20 mil vagas em cursos de capacitação e o repasse de recursos para projetos como as Residências Inclusivas e os Centros-Dia.

Os Centros-Dia são espaços de atendimento multidisciplinar, onde a família da pessoa com deficiência pode ser orientada, e a própria pessoa pode receber acompanhamento para a realização de todas as atividades de uma rotina diária, além de atividades recreativas e ocupacionais. E estão instalados em Curitiba (PR), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG). E ainda este ano, haverá novo repasse para que seja aberto um Centro-Dia em cada estado da federação, totalizando mais 23 centros-dia. Cada unidade pode atender até trinta usuários por turno, de dez horas por dia, de segunda a sexta-feira.

O outro projeto-piloto do Viver sem limites, também em funcionamento, são as Residências Inclusivas. Para os casos em que a pessoa com deficiência se encontre em condição de abandono ou impossibilitado de conviver com a família, ou ainda sem condições de autossustentabilidade, as Residências Inclusivas oferecem atendimento integral a até 10 pessoas, funcionando 24 horas por dia, ininterruptamente. O programa Viver sem limites já implantou nove residências em seis municípios, entre eles: Cascavel (PR), Ponta Grossa (PR), São José (SC), João Pessoa (PB), Campo Grande (MT) e Bauru (SP). A meta é que sejam implantadas mais 31 residências inclusivas a partir de novembro deste ano.

O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e todas as informações e notícias podem ser encontradas no site do programa: www.brasil.gov.br/viversemlimite.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!