PROTESTE – DEFESA DO CONSUMIDOR – Na hora de comprar um produto nem deve passar pela sua cabeça a infinidade de testes aos quais ele já foi submetido, não é mesmo? E quando você é mal atendido em uma loja ou não tem seus direitos de consumidor respeitados, o que deve ser feito e como agir? Para estas e outras situações, o consumidor pode sempre contar com a PROTESTE (www.proteste.org.br), a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que atualmente é considerada a maior associação de consumidores da América Latina, com mais de 250 mil associados.
A PROTESTE atua de diferentes maneiras, sempre pensando no bem-estar dos consumidores. A associação é responsável por auxiliar o comprador na hora de adquirir um produto por meio de testes comparativos e artigos publicados nos meios de comunicação da mesma, é responsável também por orientar os consumidores com relação a seus direitos e pode ainda encaminhar às entidades governamentais e às empresas as reivindicações necessárias.
Todos os anos, a PROTESTE realiza testes comparativos em diversas categorias. Operadoras de celular, supermercados, automóveis, computadores e outros produtos são testados repetidas vezes para que o consumidor conheça as melhores marcas e adquira aquela que melhor atenda às suas necessidades. Muitas vezes, um teste revela dados tão surpreendentes que as empresas responsáveis tentam proibir a publicação dos resultados, que aparecem posteriormente na revista da associação.
Quando os direitos dos associados são lesados, eles contam com uma poderosa ferramenta da associação que existe para ampará-los e ajudá-los a resolver seus problemas da melhor forma possível. O Serviço de Orientação ao Associado é responsável por orientar os consumidores e realizar intervenções em seu favor em situações de má prestação de serviço, problemas na assistência técnica, defeitos em produtos, entre outros. A intervenção é sempre realizada de maneira pacífica, por meio de cartas, orientando a empresa que está sendo criticada para que resolva o problema. Normalmente, os casos são resolvidos e terminam com um saldo positivo para o consumidor. Quando isto não acontece, porém, entra em cena o departamento jurídico da associação. Além desta função, os responsáveis pelo departamento jurídico também notificam o Ministério Público quando produtos ou serviços se mostram nocivos aos consumidores, entre outras.
Quem quiser se associar a PROTESTE pode fazê-lo no site da associação (www.proteste.org.br). O associado paga R$45,00 e tem direito a acessar todas as áreas do site, assessoria jurídica gratuita, além de receber as revistas da instituição e brindes, entre outras vantagens.
PROTESTE – DEFESA DO CONSUMIDOR – http://www.proteste.org.br