MESÁRIO VOLUNTÁRIO 2010 – Como ser, Vantagens, Informações.
Ser mesário é uma tarefa simples e uma função importante para que as eleições possam acontecer de maneira plena em nosso país. Sem os mesários, não haveria controle das votações, pois não haveriam pessoas que supervisionassem e realizassem o trabalho burocrático para os eleitores.
Você pode ser mesário de duas maneiras: A primeira é sendo convocado, de uma hora para outra, você se torna um mesário. A segunda forma é se voluntariando para esse trabalho, assim como o autor desse artigo que vos escreve, o é.
Indiferente de ser voluntário ou não, você recebe as mesmas vantagens por ser mesário. A principal delas é o direito de 2 dias de folga para cada dia trabalhado como mesário. Isso mesmo, se você trabalha 2 dias nas eleições, poderá ficar 4 dias de folga de sua empresa, sem nenhum tipo de penalidade de seus chefes. Acredite, funciona.
Você também recebe um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral, que justifica qualquer tipo de ausência que você tenha que fazer em algum momento em que você é necessário para o trabalho eleitoral. Você se torna uma autoridade, e tem responsabilidades nesse momento.
Muita gente não gosta de ser mesário, talvez por achar que o trabalho é maçante, ou por que foi obrigado a fazer. Mas a realidade é que o serviço em si é bem simples, e feito uma vez a cada 2 anos (salvo exceções super raras, como referendos). É um domingo a cada 2 anos, que não vai matar a pessoa, e dará a ela direitos especiais, por ter contribuído para a democracia do país.