MASTIFF TIBETANO – CURIOSIDADES E CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

MASTIFF TIBETANO – CURIOSIDADES E CARACTERÍSTICAS DA RAÇA – Mastiff tibetano é uma raça canina também conhecida como mastim tibetano, que atualmente está como um dos cachorros de raça mais caros do mundo. Na China, ele foi comprado pelo valor equivalente a R$ 2.5 milhões, tê-lo naquele país, aliás, é sinônimo de status. O preço se justificaria porque ele é um cão que foi recriado nos anos 1800, pelos britânicos, depois da raça ser considerada extinta.

Ele pode ser o cachorro mais antigo do mundo. Há muitos anos, o Mastiff tibetano é usado para proteger lares e rebanhos, principalmente, na Ásia e Europa. Mais adiante entrou para as exposições de beleza de cachorros de raça na América do Norte e em países europeus. Depois de passar por uma série de cruzamentos seletivos, tornou-se uma raça própria para servir de companhia.

MASTIFF TIBETANO

Características da raça Mastim

Hoje em dia, o cão Mastiff é conhecido como uma raça de guarda, devido ao seu porte, também é séria e doce e, por isso, ideal para companhia. Ele leva muito tempo para se desenvolver completamente, atingindo o amadurecimento somente aos 4 anos de idade se macho, já as fêmeas são antes, entre os 2 a 3 anos.

O cão Mastiff possui pelagem abundante, densa, dupla e longa, sendo que o macho chega a 66 cm de altura e, as fêmeas, 61 cm.Seu pelo encontrado em diferentes tonalidades, em especial, preta, castanha e tons de vermelho. Outra característica sua é que esse cão não possui o cheiro forte semelhante a outros cães de raça de grande porte.

Diferente de uma vez, agora, eles são produzidos em escala no mundo ocidental e muito comercializados. Porém, é ainda bastante comum no Tibete e outras regiões do Himalaia, onde, estima-se, que eles sejam mais agressivos, bem como imprevisíveis e difíceis de serem treinados. No entanto, são muito capazes de enfrentar os predadores de tamanho de lobos e leopardos.

Devido à série de cruzas que sofreu, no ocidente é mais sociável, porém, precisa de um espaço amplo. Assim, tornou-se calmo, afetuoso e carinhoso com seus donos, mas temperamental com estranhos. Tem, ainda, habilidades para caça no escuro e consegue enxergar bem na chuva.

Já o seu latido mais parece um rugido e pode chegar aos 14 anos, ou mais. Porém, os cães dessa raça costumam sofrer de várias doenças. Entre elas, estão: hipotireoidismo, problemas de pele (alergias), problemas autoimunes (demodex), falta de dentes, má oclusão, problemas cardíacos, epilepsia, progressiva da retina atrofia, catarata, entupimento de canais auditivos pequenos, bem como infecção de ouvido.