FIGURAS DE LINGUAGEM – A nossa língua portuguesa é um idioma extremamente rico em detalhes e curiosidades. Sendo muito mais complexa que o inglês, por exemplo, estudar regras gramaticais no português requer uma atenção muito maior, e o aprendizado é mais difícil. Entre as várias ramificações da língua portuguesa, estão as figuras de linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM – METÁFORA, HIPÉRBOLE, SINÉDOQUE, PARADOXO, HIPÉRBATO
As figuras de linguagem são estratégias que o autor pode inserir em um texto para realizar um efeito diferente ao leitor, durante a sua interpretação. Existem vários tipos de figuras de linguagem, como a metáfora, a hipérbole, a sinédoque, o paradoxo, o hipérbato e muitos outros.
Uma metáfora é a comparação entre dois termos sem o uso de um conectivo, como por exemplo a frase: "Estou voando para chegar a tempo" (a pessoa não voa). A hipérbole utiliza expressões exageradas, como a expressão na frase "A vida não é um mar de rosas". O paradoxo é a aproximação de idéias contrárias, como a famosa frase: "Já estou cheio de me sentir vazio", do poema de Camões (não Renato Russo).
Então, se você é um apreciador da língua portuguesa, precisa se aprofundar mais no poço de conhecimento (metáfora) de nosso idioma, e se banhar em sua sabedoria (metáfora). Dessa forma, você terá milhões de maneiras (hipérbole) de construir um bom texto, e assim manter a qualidade em seus trabalhos.