COMO TIRAR PASSAPORTE – Se você pretende viajar em breve para fora do país, corra atrás do seu passaporte. No geral não é difícil de tirar, mas tudo que é feito com antecedência é bem melhor.
De acordo com a Receita Federal, o primeiro passo é verificar toda a documentação necessária, que inclui os seguintes itens:
– Documento de Identidade; Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve); Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório; Certificado de Naturalização, para os Naturalizados; Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU; Passaporte anterior, quando houver (válido ou não); CPF;
Mas atenção, todo o regulamento deve ser lido com atenção, pois há requisitos e peculiaridades específicas de cada documento e para cada situação em que se encontra o solicitante do passaporte. São exigidos todos os originais.
Faça a solicitação, pague a GRU e compareça ao posto da Polícia Federal com a documentação mencionada. O pedido e a emissão da GRU bem como o agendamento para ir ao posto são feitos pela internet.
Quando for ao posto da DPF, leve a documentação original e o protocolo de solicitação. Não há necessidade de levar foto, pois a mesma é tirada na hora.
Dúvidas mais freqüentes publicadas no site da Polícia Federal:
– Novo Passaporte – O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em todo território nacional. Atualmente a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 156,07.
– Prazo de Entrega – A unidade da Polícia Federal verificará os documentos e coletará os dados eletrônicos e será impresso protocolo onde constará a data provável da entrega do passaporte, que será de no máximo 6 (seis) dias úteis.
– Validade do Passaporte – A validade dos passaportes é de até 05 anos. Expirado o prazo de validade deverá ser solicitado novo passaporte.