Skip to content

COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS NO TRABALHO

COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS – Pessoas taxadas como difíceis podem se tornar um fardo no ambiente de trabalho, na família e mesmo nos grupos de amizades, já que sem sempre se sabe como lidar com pessoas difíceis. Parece que nada que os outros fazem agrada esse tipo de pessoa, a menos que seja do seu jeito e nem isso, às vezes, é suficiente. Isso é tema de uma série de palestras e estudos, inclusive, quando o objetivo é minimizar os atritos nas relações interpessoais.

COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS

Para ajudar a como lidar com pessoas difíceis, os autores do livro que levam o mesmo nome, Rick Brinkman e Rick Kirschner fizeram um estudo sobre a saúde do ponto de vista da atitude e do comportamento. O resultado deu certo e, por isso, eles são conhecidos pelas palestras motivacionais que realizam com o tema como lidar com pessoas difíceis. A pesquisa foi realizada ainda nos anos 1980 e na época eles definiram os 10 tipos mais comuns de pessoas difíceis e a melhor maneira de agir com cada uma delas.

Entre esses tipos, um deles é o tanque de guerra, aquele indivíduo que é agressivo e escandaloso, sendo que gosta de mostrar que tem poder e, por isso, causar confrontos. Para saber como lidar com pessoas difíceis desse tipo, você deve manter-se firme, mas sem contra-atacar, mostrando que está ao seu lado. Também é importante não entrar na onda do tanque, mas se dar ao respeito, pois nesse caso ele não vai atacá-lo.

Outro tipo é o atirador de elite, esse não esbraveja, mas é dissimulado e faz uso da sabotagem. Assim, o melhor para saber como lidar com pessoas difíceis, nesse caso, é você colocar o indivíduo na evidência, mostrando quem ele realmente é. Ele costuma ser sarcástico e adora deixar os outros com cara de bobo. Já o tipo granada é a pessoa que costuma ter acessos de fúria desnecessários, os quais são ocasionados porque ela se acha colocada de lado pelos outros.

Assim, a melhor forma de como lidar com pessoas difíceis desse estilo é mostrar que ela está errada, sendo a melhor forma de fazer isso pronunciar o seu nome em um tom alto de voz, mas sem ser agressivo. Outros estilos de pessoas difíceis, segundo os autores do livro, são o sabe-tudo, que diz sim para tudo, a indecisa, a que sempre diz não, a que reclama, entre outros.