PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PORQUE AS CRIANÇAS QUEREM DORMIR COM OS PAIS?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

PORQUE AS CRIANÇAS QUEREM DORMIR COM OS PAIS? – A hora do sono é o momento mais desejado pela maioria das pessoas. Mas nas famílias que possuem crianças, esta pode ser a hora em que começam os problemas. É estimado que 35% das crianças dos 2 aos 5 anos de idade querem dormir com os pais. Chantagem emocional, choro, birra, gritos e muitos outros artifícios são utilizados com destreza pelos pequenos para conseguir um espaço na cama de casal.

PORQUE AS CRIANÇAS QUEREM DORMIR COM OS PAIS?

Psicólogos e especialistas em educação infantil indicam que este comportamento pode ser insegurança, estímulo em horário errado, problemas e uma série de outros itens que precisam ser analisados caso a caso. Para solucionar esta situação, o ideal é que os pais, com esforço duplo, possam aos poucos reeducar a criança para que ela volte a dormir sozinha.

Antes de dormir

A hora que precede o sono infantil deve ser de total tranquilidade. Nada de televisão em programas pesados como jornais, novelas e afins. A criança absorve muita coisa que vê, portanto, se os programas forem violentos, com cenas fortes, isso ficará no subconsciente dos pequeninos.

Os horários deverão ser regrados. Dormir em uma determinada hora em um dia, no outro dormir mais tarde e assim por diante, não é benéfico para a saúde e desenvolvimento da criança. Desde os 2 anos de idade, quando começam a formar as primeiras palavras e terem noção do que elas significam, as crianças sabem receber regras, portanto, fica mais fácil inserir limites desde essa idade.

Levar a criança para o quarto e contar uma história infantil, estimula a imaginação e a tranquiliza, passando sensação de segurança. Além disso, os pais devem mostrar que estão apenas no quarto ao lado e que o ambiente é seguro.

Cada um com o seu

É válido saber que pode não ser saudável proibir logo de uma vez as crianças que querem dormir com os pais. Esse “cordão de dependência” deve ser cortado aos poucos, dia após dia. No decorrer das semanas, os pais devem utilizar exemplos práticos e pertencentes à rotina para explicar a situação. Assim, devem mostrar que cada pessoa possui seus espaços e objetos particulares, como a escova de dente, a roupa, os brinquedos e, sobretudo, seu quarto e sua cama.

Segurança tem haver com rotina

As crianças só pedem para dormir com os pais porque sentem insegurança, passam por situações conflituosas na escola, em casa, vivenciam problemas de outros coleguinhas e criam monstros, têm pesadelos e acordam no meio da noite. Para amenizar a situação, a rotina deve ser leve e equilibrada. E, sobretudo, nunca inicie brigas em família diante da criança.

Os pais precisam mostrar para os filhos que dormir sozinho é uma forma de autonomia e que isso é bom. O quarto também deverá ser ambientado de acordo com os personagens infantis que a criança goste. Tornar o clima agradável faz com que os pequenos queiram ficar mais tempo por lá.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!