WWW – WORLD WIDE WEB

WWWWorld Wide Web – Todo mundo usa, mas pouca gente sabe o que significa de verdade. Quando você digita um endereço na internet, começa quase que sempre com o famoso "www". Essa é a sigla para World Wide Web, que em português quer dizer "Rede de alcance mundial", ou apenas "Web", como irei chamar no decorrer do artigo.

A Web é um sistema de documentos em hipermídia, que é a junção de várias mídias em um universo computacional, e suportado por sistemas eletrônicos. Esse sistema eletrônico conhecemos por Internet. Tais documentos podem estar em vários formatos, como sons, textos, figuras e muito mais.

A Web nasceu por volta de 1980, na Suíça, quando o engenheiro britânico Tim Berners-Lee construiu o ENQUIRE, um projeto com as mesmas ideias da Web que conhecemos atualmente, e algumas idéias da Web Semântica, que poderemos comentar em outra ocasião.

Outro elemento importante na Web é o hipertexto, que originou-se na década de 60. A idéia de Tim foi unir o hipertexto com a internet, o que revolucionou a web para o que conhecemos hoje. Em seu livro, chamado "Weaving the Web", ele conta que por várias vezes tentou unir os dois conceitos, mas os desenvolvedores não aprovaram a idéia. Como ninguém o apoiou, ele agiu por conta própria e desenvolveu um sistema de identificação global de recursos, o URL.

Em 1993, com a introdução do Mosaic, a WWW começa a ganhar força, por se tratar de um navegador gráfico desenvolvido por um time de universitários.