VANTAGENS E DESVANTAGENS DE USAR PERSIANA – Cada vez mais comuns, as persianas são incorporadas com frequência na decoração, deixando os ambientes mais modernos e agradáveis. Elas foram criadas para substituir as cortinas convencionais em determinados ambientes. As persianas se destacam em função da sua funcionalidade e beleza, tornando os ambientes mais receptivos, confortáveis e agradáveis. Contudo, há vantagens e desvantagens de usar persiana. A sua adequação varia de acordo com as necessidades de cada lugar, portanto muitas vezes o ideal ainda são as tradicionais cortinas.
Confira diversas vantagens e desvantagens de usar persiana
Há vários modelos de persiana. O item pode variar quanto ao design, tamanho e material de fabricação. Pode ainda ser construída por lâminas verticais ou horizontais, além da estrutura desenvolvida com tecido, bambu, PVC, madeira ou alumínio. Veja as vantagens e desvantagens em ter uma persiana:
Vantagens de ter persiana
– Por ter lâminas bem estruturadas, as persianas podem fazer um grande controle da entrada de luz dentro de casa. Assim, durante o dia, a claridade natural pode ser aproveitada economizando energia elétrica. Durante a noite, todas as frestas podem ser fechadas com praticidade e segurança.
– A persiana é viável por contribuir com o isolamento térmico e diminuir a sensação de calor naqueles dias mais quentes. Por outro lado, no Inverno, o item permite que a casa fique mais aconchegante e protege os moradores do frio.
– É um excelente auxílio para o isolamento acústico, impedindo que os ruídos externos interfiram no descanso dentro de casa.
– As lâminas permitem total controle nos movimentos de ‘abrir e fechar’, possibilitando controle total de privacidade.
– Todas as persianas podem ser automatizadas.
– Com exceção das de tecido, as persianas são recomendadas em lugar das cortinas para as pessoas alérgicas, por sua facilidade de limpeza e menor acúmulo de poeira.
Desvantagem de ter persiana
– Uma persiana requer muitos tipos de cuidados para que as serdas não sejam danificadas.
– A instalação das peças na janela pode render muito trabalho, complicando um possível planejamento que consequentemente vai resultar em gastos a mais para o orçamento.
– Bem mais cara do que uma cortina convencional, logo acaba não sendo a melhor opção para projetos de decorações mais simplificados.
– Reduz o espaço da janela porque se nåo estiverem colocadas desde da obra, ao instalares deverão deixam um espaço para a caixa, pelo que a altura da janela ficará reduzida.
– Na maioria das vezes acabam sendo menos duradouras do que uma cortina normal.