Para quem está buscando formas de reduzir ou até eliminar o consumo de lactose, uma boa alternativa é substituir a lactose por leites vegetais, que além de frescos, são bastante saborosos e muito nutritivos. O consumo de leites vegetais não apresenta nenhum ponto negativo no que se refere a nutrientes, além de trazer benefícios como mais fibras e mineiras que o leite de vaca tradicional. É importante conhecer as vantagens de consumir leites vegetais e ver o tipo que mais se enquadra em sua rotina de alimentação.
Os leites vegetais podem ser consumidos no preparo de outras bebidas ou mesmo puros. Não é indicado que esse leite seja fervido. Após o preparo, os grãos que sobrarem na coagem podem ser usados para outras preparações. A produção do leite vegetal é simples e, independentemente do ingrediente escolhido, uma dica é preparar os leites vegetais em casa.
Veja como consumir leites vegetais
1. Leite de arroz integral
Esse é um tipo poderoso para a desintoxicação do organismo. O leite de arroz integral tem suas proteínas, além de vitamina B1 e niacina, que tem a função de transformação das proteínas e carboidratos em energia no organismo. Outro benefício é que o leite de arroz contém mais carboidratos que o leite de vaca, porém, não contém colesterol nem lactose, tornando-o mais saudável ao coração e seguro para os intolerantes à lactose. Uma xícara de leite de arroz contém aproximadamente 140 calorias, enquanto o leite de vaca possui 185 calorias.
2. Leite de castanhas
Esse tipo de leite é uma excelente fonte de selênio. Além disso, as castanhas atuam como antioxidantes, que eliminam as impurezas do organismo. Seu teor de vitamina E e vitamina B1 exercem papel importante no fornecimento de energia e no metabolismo das proteínas.
3. Leite de aveia
O leite feito a partir da aveia possui fibras solúveis, que atuam no controle da glicemia, característica muito importante para diabéticos. Ele também atua na proteção do coração e circulação contra aterosclerose. Importante fonte de cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, agindo no regulamento da função intestinal.
4. Leite de linhaça
Entre os benefícios do consumo de linhaça está o fortalecimento da imunidade, por fornecer substancias bioativas capazes de prevenir e tratar doenças. Consumir o leite de linhaça representa ingerir um potente anti-inflamatório, que atua na redução dos níveis de gordura sanguínea (triglicerídeos e colesterol). Com isso, você reduz o risco de doenças cardiovasculares. Outro papel fundamental da linhaça é atuar no bom funcionamento intestinal.
5. Leite de semente de abóbora
Esse leite vegetal é uma excelente fonte de ferro, fósforo e cálcio. Ele também atua no combate à anemia, auxiliando na formação dos glóbulos vermelhos, oxigenação dos órgãos e na formação de músculos, ossos e cérebro. Auxilia no funcionamento do intestino e na colonização de bactérias benéficas.
Pronto, agora você já conhece os maiores benefícios de leites vegetais.