Quando o assunto é dieta, a gelatina ganhou fama de ser um alimento coringa. Saborosa, refrescante e hipocalórica, ela ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas. Além disso, as vantagens de comer gelatina incluem a economia e a praticidade, pois é de baixo custo e fácil preparação.
Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, as vantagens de comer gelatina são bem maiores do que muitos possam imaginar.
Principais vantagens de comer gelatina
A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação, porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma ideia da importância da gelatina, ela possui nove tipos, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), que é o neurotransmissor que nos deixa feliz.
Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue e de triglicérides, além de controlar a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Essa delícia doce promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.
Por que faz bem? Por ser principal fonte de colágeno, substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose.
Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte.
Um dos benefícios dessa delícia é que ela é isenta de gordura. Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, vindas praticamente dos carboidratos. A mesma quantidade, mas na versão diet , além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas. A diet é isenta de carboidratos. Por isso, se você está de regime, opte sempre pela versão sem açúcar.
O ideal é variar os sabores para não enjoar. Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.
Já é possível encontrar, em farmácias especializadas, as gelatinas em cápsulas. Elas apresentam os mesmos benefícios da gelatina em pó, porém, as versões em cápsulas são mais eficientes para a formação de colágeno, por serem puras e sem adição de corantes. Quanto à absorção, as do tipo em pó são absorvidas em maior velocidade.
A desvantagem da encapsulada é que para se obter 10g (dose mínima diária), é necessária a ingestão de 20 cápsulas, enquanto na versão em pó, a mesma quantidade é obtida em apenas uma colher de sobremesa. Sempre utilize com a indicação de um profissional de saúde capacitado, pois a dose pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo.
Por fim, vale ressaltar que a matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído de pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos. Embora os seres humanos sejam mamíferos, não se obtêm colágenos deles.