TRIPOFOBIA – Muitas pessoas podem não saber que possuem a fobia chamada Tripofobia, que se refere ao medo ou repulsa a buracos encadeados, em especial, quando estão presentes em formas orgânicas. A mesma repulsa pode ser sentida diante de figuras geométricas em conjunto, em geral, pequenas e arredondadas.
Embora essa repulsa a buracos encadeados não esteja listada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, milhares de pessoas afirmam sentir repulsa ao se deparar com esse tipo de imagem. Existem muitos sites que mostram imagens que remetem à Tripofobia, sendo que muitas delas são feitas em Photoshop e mesmo assim incomoda a quem olha.
Para muitos indivíduos é novidade e apenas descobre que possui a fobia de buracos encadeados quando vai pesquisar sobre o assunto e se depara com as imagens reais ou não. Os sintomas podem ser apenas uma certa aversão, até pavor, náuseas, coceiras e em casos mais graves desmaios, o que é menos comum.
Além disso, o efeito aumenta quando as formas se encontram em ambiente biológico, podendo ser humano ou não. Há pessoas, ainda, que sentem o mesmo desconforto quando vê buracos em paredes, em madeira e mesmo não consegue olhar para roupas de tricô, crochê e ralos.
O que pode provocar a Tripofobia
Entre as imagens mais comuns que podem provocar os sintomas de fobia de buracos encadeados estão favos de mel, ninhos e sementes de lótus. Existem outras imagens que são associadas à tripofobia, como larvas. No entanto, como não existem muitos estudos sobre a fobia, é difícil definir com exatidão o que se refere a ela realmente.
Nomes como Arnold Wilkins e Geoff Cole alegam serem os pioneiros na investigação sobre a fobia, sendo que o seu nome existe desde 2005 e até o momento estudos apontam que a repulsa provocada pelos buracos não é baseada em um medo cultural. O nome da fobia tem origem da combinação da palavra tripo que em grego significa perfuração ou furos e fobia.
Estima-se que uma a cada três pessoas possuam a fobia e, em 2010, uma pesquisa informal revelou que o medo de buracos ou grupos de buracos é a segunda maior das fobias, apenas perdendo pela xilofobia, que é o medo ou repulsa a objetos de madeira. Vale ressaltar que essa fobia não é a mesma que a Dermatopatofobia, a qual se refere a infecções ou lesões da pele ou da área dos olhos.