PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TRATAMENTO CONTRA LÚPUS TEM RESULTADO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Embora no Brasil haja o mesmo tratamento para Lúpus do que em países mais avançados, ainda há dificuldades de apoio a pesquisas para a ampliação desses estudos. Uma doença autoimune, que tem prevalência maior em mulheres e que tem na sua origem uma complexa gama de co-fatores clínicos e que se agregam a esses fatores ambientais, estilos de vida, entre outros, não é fácil ser combatida. No entanto, alguns avanços foram dados nas últimas décadas e desde então o tratamento contra Lúpus tem resultado positivo em testes clínicos.

Depois de quase 50 anos tratamento contra lúpus tem resultado

Novas fórmulas medicamentosas já estão saindo para o comércio no tratamento contra Lúpus. O mais recente medicamento lançado no mercado tem base no princípio ativo belimumab (Benlysta). O remédio é vendido nos Estados Unidos e na Europa e, segundo o pesquisador Roger Levy, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e médico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, que participa dos estudos, este seria o primeiro remédio para lúpus direcionado a um alvo biológico específico.

TRATAMENTO CONTRA LÚPUS TEM RESULTADO

A Saúde Mental ajuda na melhoria da qualidade de vida

Para além do arsenal medicamentoso, como toda doença autoimune, a possibilidade de se conviver por décadas com uma doença dessa característica é muito grande. Portanto, o medicamento pode ter ação nas questões clínicas ligadas à doença, mas questões emocionais continuam a interferir nesses sinais e sintomas. Uma pessoa que se deixa deprimir e entra numa condição de vítima largando, consequentemente seus autocuidados podem acelerar bastante as dificuldades relacionadas ao Lúpus. Importantes pesquisas demonstram que a saúde mental também é um coadjuvante de melhoras clínicas nos pacientes portadores de lúpus. Um deles é tão simples quanto gratuito: o sorriso.

O sorriso: importante recurso no tratamento contra Lúpus

Uma pesquisa divulgada em 2006 pela Escola de Medicina da Universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), defende que o riso colabora para aumentar a produção e a atividade no organismo das células NK (do inglês, natural killers), responsáveis por destruir vírus e até tumores presentes no organismo. E mais: o sorriso vem sendo utilizado como recurso de humanização no cuidado de pacientes em hospitais do mundo todo. Sorrir pode até não ser o melhor – ou único – remédio, mas que faz bem à saúde os especialistas concordam.

As pessoas acometidas pelo Lúpus têm duas frentes de lutas: uma é o controle dos sinais e sintomas ligados à pele, a fadiga, as dores articulares (de complexidade sistêmica). O outro é ligado às questões emocionais como depressão, ansiedade, estresse, irritabilidade e raiva e a aparência física que muitas vezes é alterada devido às inflamações na pele. Para que o tratamento contra Lúpus tenha bons resultados é preciso tratar a pessoa como um todo, não somente a doença.  Lidar com tudo isso exige persistência, disciplina e autoestima. Portanto, o tratamento tem que ser sistêmico também. Ou seja, além do tratamento com medicamentos, deve-se procurar ter uma vida emocionalmente mais saudável para que a pessoa possa recuperar sua rotina. E os médicos e pesquisadores são unânimes em afirmar que viver e ser feliz com Lúpus é possível!






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!