PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





TRABALHAR EM GRÁFICAS OU JORNAIS

Autor: G. Produções
Publicado em: Empregos

TRABALHAR EM GRÁFICAS OU JORNAIS – Hoje em dia a escassez de oferta de trabalho se dá pelo alto número de pessoas ingressando no mercado. Os empregos estão cada vez mais concorridos, e as oportunidades a cada dia, menores. Por isso, é fundamental ter diferenciais que lhe garantam estar um passo à frente dos seus concorrentes.

TRABALHAR EM GRÁFICAS OU JORNAIS

Especificamente, para trabalhar em uma gráfica, dependendo do cargo, não é exigida muita experiência. Contudo, se o emprego almejado for de editor, saber diagramar é fundamental, bem como ter noções, mesmo que básicas, de estética. E, para isso, é necessário ter curso superior, ou, no mínimo, algum curso técnico em edição de páginas e/ou imagens. É preciso saber usar as ferramentas como corel draw, Illustrator, In Design, as mais usadas por editores tanto de imagens quanto de páginas.

Já para trabalhar em jornais, ainda que não seja mais necessário o diploma de jornalismo, é evidente que os grandes veículos impressos continuam a pedir um conhecimento do empregado que somente um curso superior ou técnico pode ter lhe oferecido. Conteúdos de técnicas, referentes à história do jornalismo, bem como a maneira de ser fazer um bom jornalismo são noções que só podem ser adquiridas em instituições de ensino, e com a prática. Não há Google que ensine tudo isso. Por isso, para trabalhar em um jornal, é imprescindível estudar o jornalismo, ser criativo, e, sobretudo, curioso. Os grandes jornais paulistanos, por exemplo, selecionam seus estagiários por meio de processos seletivos super acirrados, que selecionam os candidatos mais aptos segundo o grau de conhecimento. Quanto mais antenados e atualizados são, maiores as chances de admissão.

Fica claro, então, que para qualquer emprego hoje em dia, é preciso munir-se de conhecimento, seja ele oriundo do ensino superior ou de cursos técnicos. E que para ingressar no mundo gráfico ou jornalístico, não basta ter um conhecimento superficial, é preciso muito mais. Dominar técnicas e recursos ensinados nas faculdades e em cursos técnicos é fundamental para garantir o seu emprego em ambas as áreas.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!