Além de contar com muitos apreciadores, o vinho também traz benefícios à saúde, claro, desde que ingerido na medida certa. Os tipos de vinho e seus benefícios são vários, no entanto, é o tinto o que concentra as maiores vantagens, uma vez que durante o seu processo de fabricação a casca da uva se mantém por mais tempo. É na casca onde estão as maiores concentrações do polifenol chamado resveratrol – substância responsável pelos benefícios do vinho.
Entre os tipos de vinho e seus benefícios o branco, por exemplo, tem as cascas retiradas do seu processo de fabricação antes da fermentação. Estudos recentes mostram que o vinho tinto é também mais benéfico do que o rosé, no qual a quantidade de resveratrol é menor. Vinhos produzidos em climas mais frescos também possui maior quantidade da substância.
Benefícios do vinho
– Aumento da expectativa de vida.
– Prevenção e controle da hipertensão.
– Redução do risco de pedra nos rins.
– Prevenção da arteriosclerose.
– Eliminação das gorduras.
– Inibição do contágio do vírus do herpes.
– Melhoramento da digestão e do sono.
– Regulador do humor.
– Aumento o QI
Como funcionam os benefícios para quem bebe vinho
Previne efeitos do sedentarismo: entre os benefícios do vinho está o fato do resveratrol prevenir os problemas que uma vida sedentária pode acarretar. Isso não significa que a pessoa deva parar com os exercícios, muito importantes para a qualidade de vida, no entanto, enquanto não pode realizá-lo, a substância retarda a deterioração do organismo.
Prevenção de doenças cardíacas e diabetes: o resveratrol, que é um antioxidante, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.
Aumento do desempenho físico: o resveratrol também favorece o desempenho físico, a função do coração e a força muscular.
Previne osteoporose: estudos apontaram que os ossos das mulheres que bebem moderadamente ficaram mais fracos quando elas pararam de ingerir álcool por duas semanas. No entanto, junto a isso é preciso ter uma alimentação rica em cálcio.
Redução de artrite em mulheres: três taças de vinho por semana foi constado que é eficiente para prevenir que as mulheres tenham artrite. O estudo mostrou que a redução do risco foi de 52%. A artrite reumatoide é provocada pelo próprio sistema imunológico do organismo, que ataca as células que revestem as articulações. Já o álcool pode inibir esse processo, uma vez que reduz a resposta imunológica.