Como você escolhe entre tantos tipos de mochilas escolares? Para ajudar nessa árdua decisão, confira algumas dicas com os seus variados tipos, já que além de modelos variados, é preciso atentar para a qualidade do material, pois a sua decisão vai influenciar o bem-estar e a saúde do seu filho.
Confira os principais tipos de mochilas escolares
A mochila para crianças e jovens deve ser resistente, para aguentar os pesados materiais que os estudantes costumam carregar. Além disso, entre os diversos tipos de mochilas escolares, é preferível aqueles que ofereçam maior conforto ao seu usuário, a fim de manter a sua posição ereta durante o uso. Por isso, um modelo muito útil são as mochilas com rodinhas, que evitam que os alunos desenvolvam problemas de coluna.
As rodinhas podem atrapalhar na hora de subir e descer escadas, mas o que pode reduzir esse problema são os modelos com pega regulável, que se adaptam também à altura do estudante, com bastante facilidade. Entretanto, as mochilas devem contar com alças reforçadas e largas, com pelo menos quatro centímetros, na região dos ombros, com a finalidade de ajudar a distribuir o peso dos livros, cadernos e demais materiais, que não deve ultrapassar 10% do peso de quem carrega a mesma.
Para um modelo mais anatômico, prefira as mochilas com alças e costas acolchoadas, que se adapte bem à coluna do usuário. Na hora de comprar um dos tipos de mochilas escolares, é importante que quem usar a experimente primeiro, para avaliar melhor o seu conforto. As alças não devem estar demasiadas perto uma da outra, para não roçarem no pescoço, e nem muito afastadas, para não caírem dos ombros.
Também escolha um modelo em que as suas alças fiquem acima do quadril. Por isso, as reguláveis são as melhores. O que ajuda também a manter o conforto é a mochila com cinto regulável ao nível da cintura, que não a deixa oscilar e reparte o peso entre os ombros e a zona lombar.
Já quem prefere usar a mochila do tipo carteiro, em que a alça fica apenas em um dos ombros, deve alternar os lados de uso. Para muitas pessoas, esse modelo de mochila é prático, organizando mais facilmente o material. A desvantagem é que suas alças são mais finas, o que pode machucar o ombro se ela estiver muito pesada. Por outro lado, a mochila carteiro é mais comum entre os alunos da faculdade e conforme o curso que faça, no caso de transportar menos livro e material pesado, pode ser uma alternativa que combine conforto e elegância.
Há também as mochilas com compartimento especial para notebook, que são ótimas opções para quem transporta o seu computador portátil. Aliás, na hora de escolher entre os variados tipos de mochilas escolares, vale dar uma conferida no tamanho e na quantidade de compartimentos e bolsos que a mochila possui. Eles devem estar de acordo com as suas necessidades.