As frutas oleaginosas trazem muitos benefícios à saúde, pois são ricas em nutrientes como selênio e vitamina E, além de ajudarem a pegar no sono e a controlar o peso. Por ter uma grande variedade de formas e sabores, as castanhas são consideradas petiscos práticos e saborosos. Mas quais são os tipos de castanhas e suas vantagens?
Conhecidas por ser um grupo de alimentos muito saudável, rico em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, as oleaginosas não podem ficar de fora da dieta. Algumas delas se destacam por protegerem ainda mais o sistema cardiovascular. Parte desses alimentos são especialmente ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, nutrientes que agem de forma positiva nos níveis de lipídios sanguíneos. Manter os níveis adequados desses lipídios, como o colesterol, é fundamental para reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Mesmo com todos esses benefícios, é preciso ter cuidado na hora de consumir as oleaginosas. Por serem fontes de gordura, esses alimentos são altamente energéticos e, em grande quantidade, podem contribuir para o aumento da ingestão energética diária, ocasionando ganho de peso.
Confira os tipos de castanhas e suas vantagens
1. Avelãs para saúde como um todo: rica em gorduras monossaturadas, que são amigas do coração, a avelã é uma fonte natural de vitamina E, que protege as células. Ainda contém fibra, cálcio, magnésio, zinco, ácido fólico e biotina, tornando-se um alimento saudável.
2. Amêndoas para lidar com diabetes: rica em fibras e sem carboidratos, a amêndoa reduz o índice glicêmico da refeição da qual faz parte e ainda tem magnésio para regular o açúcar no sangue.
3. Castanha-do-pará para prevenir câncer: fonte de selênio, a castanha-do-pará ajuda a proteger as células, reduzindo o risco de desenvolver certos tipos de câncer, como de bexiga e próstata. Duas castanhas-do-pará por dia fornecem mais selênio do que a necessidade diária.
4. Pistache para abaixar a pressão arterial: duas porções que cabem na palma da mão contêm mais potássio do que uma banana, e quando constituindo parte de uma dieta saudável, o pistache ajuda a controlar a hipertensão.
5. Amendoim para perda de peso: gorduras, fibras e proteínas do amendoim ajudam na sensação prolongada de saciedade, levando a consumir menos guloseimas. Dietas moderadas em gordura que incluem amendoim e manteiga de amendoim são mais fáceis de perder peso do que aquelas que não têm essa castanha.
6. Pecans para combater gripes e resfriados: cinco pecans contêm cerca de 1/6 da dose diária recomendada de zinco, que é essencial para o funcionamento das células de defesa do sangue, que brigam contra vírus e bactérias.
7. Castanha de caju para cansaço: a castanha de caju contém duas vezes mais concentração de ferro do que um bife, ajudando a carregar oxigênio pelas células do sangue, melhorando o cansaço e a concentração.
8. Nozes para baixar o colesterol: quem consome cerca de 30g diários de nozes consegue reduzir até 0,3 pontos no colesterol total em um mês.
Agora que você conhece os tipos de castanhas e suas vantagens, basta escolher a quantidade correta para uma dieta saudável.