Praticamente todos os tipos de aulas de dança e seus benefícios são muito procurados, em especial pelo público feminino. Além de colaborarem com o melhoramento do condicionamento físico também funcionam como uma terapia, trazendo assim, benefícios para o corpo e para a mente.
As modalidades de danças também servem para se desligar de medos, tabus e preconceitos. No entanto, o maior ente os benefícios das aulas de dança é que elas podem ser praticadas por pessoas de qualquer idade e mesmo pelo sexo masculino. Confira a seguir quais são os demais benefícios das aulas de dança.
Benefício das aulas de dança
– aumento da flexibilidade
– desenvolvimento do condicionamento aeróbico
– aperfeiçoamento da coordenação motora
– emagrecimento
– melhoramento da capacidade cardiorrespiratória
– fortalecimento da musculatura
– proteção das articulações
– redução de dores no corpo
– prevenção de problemas posturais e de artrose
– crescimento do convívio social
– minimização dos casos de depressão
– elevação da autoestima
– relaxamento
Tipos de dança e vantagens de cada uma
Existem muitas modalidades de danças, algumas das mais procuradas são as seguintes:
– Dança do ventre: trabalha os quadris, abdômen, peito, ombros, braços e costas, usando todos os músculos do núcleo do corpo sem conferir esforço às articulações. Por isso, pode ajudar em muito pessoas com lesões. Também tonifica os músculos das costas, reduzindo a dor lombar.
– Burlesca: se assemelha a um strip tease elegante, sendo ideal para perder peso, ao trabalhar muito com o abdômen. Como a dança é feita com salto alto, desenvolve-se também diferentes músculos das pernas.
– Ballet: ainda a preferida de muitas pessoas, é perfeita para desenvolver a força e a resistência, através da sustentação dos movimentos. Já os saltos queimam calorias e os exercícios focam na flexibilidade e no trabalho muscular.
– Sapateado: reúne características da dança irlandesa com passos do oeste africano (gioube). As batidas de pés colaboram no emagrecimento, além da modalidade beneficiar o coração, resistência, força e equilíbrio. Já as coreografias são ideias para trabalhar a memória e coordenação.
– Salsa: desenvolve a força e resistência e as sequências de passos modelam as pernas e os glúteos. A salsa também funciona para manter uma boa postura, fortalecendo a parte superior do corpo.
– Dança africana: trabalha muito o alongamento, respiração e fortalecimento. Também mexe pernas e quadril, guiados pelas batidas dos tambores, que tonificam os glúteos e as coxas.
– Dança de salão: os principais benefícios são o equilíbrio e a coordenação, sendo que o casal também queima calorias com os passos.