SINTOMAS DO NASCIMENTO DOS PRIMEIROS DENTES – Entre um dos momentos mais preocupantes para os pais e mães de primeira viagem é quando nascem os primeiro dentes do bebê, porque já é sabido que os sintomas do nascimento dos primeiros dentes não são nada fáceis. O bebê pode sofrer de irritabilidade, agitação, gengivas inchadas e doloridas, salivação abundante, dificuldade de comer, febre e até mesmo diarreia.
Devido aos sinais primeiros dentes é normal que a criança também fique mais chorosa e durma mal, o que pode levar alguns meses. Por outro lado, existem bebês que não sofrem com os sintomas do nascimento dos primeiros dentes, sendo para eles um processo muito mais tranquilo.
![]()
Em geral, a babação e a dor nas gengivas são os primeiros sinais e começam em torno de um mês ou dois antes do aparecimento dos primeiros dentes. Depois que o primeiro dente surge, os demais vem na sequência. Primeiro aparecem os dois incisivos centrais de baixo, após, os dois de cima, na sequência, os que ficam ao lado e dali para o fundo. Além disso, o desenvolvimento dos dentes é hereditário, assim, conforme foi para você é possível ter uma ideia de como será para o seu filho.
Como aliviar dor dos primeiros dentes
Para saber como aliviar dor dos primeiros dentes uma dica é dar ao seu filho alguma coisa para morder, evitando que ele morda a si mesmo, o que ele faz para amenizar a dor. Os mordedores e objetos ou alimentos geladas são boas soluções, bem como massagear a gengiva do bebê com o seu dedo.
Quando os dentes começam a se desenvolver
Para alguns bebês, o nascimento dos dentes é bastante cedo. Dados apontam que um em cada 2 mil bebês já nasce com um denteou até dois. Porém, o mais comum é que eles comecem a surgir entre os 6 ou 7 meses de idade. Os dentes também podem surgir a partir dos 3 meses, por outro lado, algumas crianças ganham os primeiros dentes somente perto de 1 ano.
Todos os dentes já estarão no lugar certo, inclusive, os últimos a aparecerem, os segundos molares, no fundo da boca, quando a criança tiver de 2 a 3 anos. Nessa fase, terá o conjunto completo de 20 dentes-de-leite.
Já o desenvolvimento do dente inicia no útero da mãe, quando o feto recebe os chamados botões dentários, que são as fundações dos dentes-de-leite. Os botões começam a romper a superfície da gengiva entre os 3 e os 12 meses. O mais comum é que o primeiro dente venha por volta dos 6 meses, pois é justamente quando a criança começa a se alimentar com alimentos sólidos.