SINTOMAS DO INFARTO – Você sabia que as doenças cardíacas são as que mais matam pessoas ao redor do mundo?
O infarto vem de fatores hereditários e são agravados pela associação com os fatores de risco, como pressão arterial, falta de atividades físicas, nível de colesterol, fumo, consumo de álcool, obesidade, entre outros.
A causa do infarto é a falta de circulação em uma região do músculo cardíaco, em que as células morrem ao ficar sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. A gordura se acumula nas paredes das coronárias, as artérias que irrigam o coração e ao longo do tempo, forma placas, o que impede que o sangue flua livremente. Ou seja, basta um espasmo, para que a passagem da circulação se bloqueie.
O maior sintoma é a dor acentuada no peito. Outros sinais podem surgir como um alerta para o infarto. Como uma pressão desconfortável nas costas ou no peito, que permanece por alguns instantes. A dor no peito pode desencadear tonturas, náusea, suor, respiração curta ou falta de ar e plenitude gástrica.
Portanto, se você sente alguma dor desconfortável, procure rapidamente o seu médico, pois a prevenção é o melhor remédio. E adquira hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e exercícios físicos.