Skip to content

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO – STC, SINTOMAS, TESTE

A Síndrome do Túnel do Carpo – STC é um problema que pode afetar pessoas que tenham L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), causada por movimentos repetitivos e que é bastante comum em pessoas que digitam ou tocam instrumentos musicais com muita frequência. A STC também é provocada por quedas e fraturas, inflamações (como a artrite reumatoide), hormônios e medicamentos.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO - STC, SINTOMAS, TESTE

Como qualquer síndrome, ela é identificada por meio de um conjunto de sintomas, como dor, dormência, formigamento e falta de força, que ocorre quando o nervo mediano no punho é comprimido. O problema leva o nome de Síndrome do Túnel do Carpo porque o nervo mediano fica no canal do carpo, uma estrutura que fica entre a mão e o antebraço. O canal de carpo é um túnel rígido, por onde passam também os tendões flexores.

A dor em decorrência da STC acontece nos dedos inervados pelo nervo mediano, ou seja, o polegar, indicador, médio e metade do anular. À noite e ao despertar pela manhã a dormência pode ser maior e costuma atacar mulheres que passaram pela menopausa, porque as mudanças hormonais são responsáveis pelo aumento da quantidade de líquido no corpo, levando a um inchaço dos tendões no interior do túnel. Outras causas são diabetes, hipotireoidismo, gravidez e tumores no interior do túnel.

O alívio dos sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo ocorre sacudindo as mãos ou abaixando-as. Durante a crise, a dor pode se irradiar para o antebraço, cotovelo, podendo ir até os ombros. Em casos avançados, a falta de sensibilidade nos dedos pode causar fraqueza e o paciente pode ter dificuldade de segurar objetos ou sentir a temperatura dos mesmos. Se em uma fase inicial a pessoa imobilizar o seu punho com uma órtese (munhequeira) o problema pode regredir. Porém, casos avançados exigem cirurgias porque ocorre a atrofia desses músculos.

Para saber se você tem a STC pode fazer dois testes: o teste de Phalen consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido durante um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intracarpeana e, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram. Já com o teste de Tinel você deve percutir o nervo mediano. Se ele estiver comprometido, a sensação será de choque e formigamento.