PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUANDO COMEÇAR A DAR ALIMENTOS SÓLIDOS AO BEBÊ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê

Passados os primeiros seis meses de vida do seu bebê – período recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para manter a alimentação somente a base do aleitamento – surge a dúvida se está na hora de oferecer alimentos sólidos e incluí-los na dieta do seu filho. O que poucos sabem é que esse período não só é propício, mas também fundamental para alimentação do bebê, pois o leite materno não consegue mais fornecer todos os nutrientes e precisa de complementos. Mas que tipo de alimento deve-se introduzir na dieta do pequeno? Saiba quando começar a dar alimentos sólidos ao bebê e de que forma fazer isso.

Como e quando começar a dar alimentos sólidos ao bebê

– Postura e maturidade do bebê

Além de ter ultrapassado a idade dos seis meses, o seu bebê consegue manter a cabeça erguida e sentar-se bem? Então são grandes sinais de sua maturidade e desenvolvimento para receber o alimento sólido. Além disso, observe se ele já desenvolveu reflexos como colocar a língua para fora quando algo o incomoda, ele precisará disso para conseguir engasgar caso algo atrapalhe sua digestão e sinalizar que precisa de ajuda. O peso do bebê também é importante para definir sua maturidade, e se ao chegar nos seis meses ele já alcançou o dobro do peso com que nasceu, significa que está mais que pronto para ingerir comidas sólidas.

QUANDO COMEÇAR A DAR ALIMENTOS SÓLIDOS AO BEBÊ

– Observe os instintos

É comum que após os seis meses de idade o bebê comece a precisar de outros nutrientes além dos que são fornecidos pelo leite do peito da mãe, por isso começam a demonstrar instintos de interesse por comida, por exemplo, fazer movimentos de mastigar com a boca para aprender a movimentar a comida para o fundo da boca e engolir.

Os poucos dentinhos já nascidos podem não ser tão úteis, mas em compensação, os músculos da boca e da língua estão bem tonificados graças amamentação. É possível também que seu filho comece a se interessar pelo o que você come, ficando de olho no seu prato de comida ou instigado pelo cheiro, o que aguça o seu paladar até então pouco praticado. Muitos até tentam estender a mão para pegar a comida.

– Quais são os alimentos ideais

Além da dúvida sobre quando começar, há também o questionamento sobre como começar a alimentar seu filho com alimentos sólidos. No início, ofereça sempre comida morna, combinando com a temperatura do corpo. Coloque no dorso da mão como faz com o leite para sentir e testar a temperatura antes de oferecer ao bebê. Invista em legumes e verduras cozidos e amasse-os para que seu filho não engasgue. Não é necessário triturar tudo, basta que o alimento esteja bem amassadinho e macio para que ele se acostume com os sabores.

Procure variar bastante na quantidade de ingredientes. Está liberado: cenoura, beterraba, couve, brócolis, mandioquinha, abobrinha, espinafre, escarola, batata, feijão, arroz, entre outros. Nessa idade, a criança não conhece nenhum sabor, portanto evite excesso de temperos e use pouco sal.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!