Skip to content

QUAIS ALIMENTOS DEIXAM FIOS DOS CABELOS MAIS RESISTENTES

QUAIS ALIMENTOS DEIXAM FIOS MAIS RESISTENTES

Os alimentos são aliados da saúde de uma grande variedade de formas. Uma delas é no tratamento do cabelo e se você quer se valer deles deve saber quais alimentos deixam fios mais resistentes. A cenoura é um deles, principalmente porque conta com alguns dos nutrientes mais importantes para os fios: vitamina A e betacaroteno.

Enquanto o primeiro melhora a saúde das células que formam o couro cabeludo, promovendo a oleosidade natural dos fios, o segundo nutriente deixa os fios mais resistentes porque funciona como antioxidante, combatendo os radicais livres que causam a queda de cabelo. O betacaroteno também retarda a diminuição natural da quantidade de pigmento do cabelo, que deixam os fios grisalhos.

O espinafre é outro alimento que não pode faltar no cardápio de quem deseja deixar o seu cabelo mais resistente, uma vez que conta com ferro, nutriente esse que forma glóbulos vermelhos e fortalece os folículos capilares. Sem ferro no organismo, além de enfraquecido, o cabelo resseca e perde o seu brilho natural.

Mas não é só isso, o espinafre possui clorofila, que ao trabalhar em conjunto com o ferro fortalece a raiz e controla a oleosidade do couro cabeludo. Outro nutriente importante para a saúde dos fios é o silício e a aveia é um alimento extremamente saudável que o possui. O mineral tem a função de estruturar a queratina (proteína responsável pela formação dos fios).

A aveia possui também zinco e vitaminas do complexo B. Enquanto o primeiro controla as alterações hormonais que podem causar queda de cabelo, as segundas promovem o seu crescimento. Iogurte natural também é rico em vitamina B.

Mais sobre quais alimentos deixam fios mais resistentes

O salmão possui uma série de benefícios e quanto aos fios capilares ele é importante porque protege o couro cabeludo da radicação solar e ajuda a chegada de nutrientes até ele, graças em especial ao ômega 3 e selênio que possui. Além disso, o salmão, assim como a carne vermelha e a soja são alimentos ricos em proteína, nutriente esse essencial para a saúde dos fios.

O cabelo possui 97% de proteína em sua composição, por isso os alimentos ricos nela são importantes. No entanto, o melhor é optar pelas carnes vermelhas com menos gordura e pela soja que não seja transgênica. Com proteína de qualidade o organismo consegue produzir fios de cabelo novos. Já a biotina, também presente na soja, evita os fios quebradiços.

Outro dos alimentos que deixam fios mais resistentes é o morango, fonte de flavonoides e vitamina C, que colaboram com a maior resistência dos fios, crescimento mais rápido, menos ressecamento e queda. Já a castanha-do-pará conta com zinco, que já teve as suas vantagens descritas. Por fim, o agrião possui enxofre, que facilita a produção da queratina.