Depois de horas em frente ao monitor do computador, é normal que as pessoas sintam a visão cansada e muitas vezes também irritação nos olhos e dores de cabeça. Esses são apenas alguns dos problemas causados pela luz do computador, o que não é raro de acometer a saúde das pessoas que passam muito tempo em frente ao aparelho.
Estudos mostram que 90% dos trabalhadores que passam mais de três horas por dia em frente à tela do computador desenvolvem algum problema de visão. Além dos já citados, outro dos problemas causados pela luz do computador é a síndrome do olho seco. Essa síndrome é também conhecida como ceratoconjuntivite sicca, sendo causada principalmente pela diminuição da produção das lágrimas.
Quando as pessoas estão no computador, tendem a piscar menos, inibindo a formação de lágrimas, que lubrificam os olhos. Mas não é só isso, mesmo quem já possui problemas de visão podem agravá-los. Quando há superexposição dos olhos à luz do monitor, é possível que ocorra maior dificuldade em enxergar e até mesmo o surgimento de tremores involuntários da pálpebra, bem como redução da capacidade de concentração.
Síndrome de visão de computador
A Síndrome de visão de computador resume bem os malefícios da luz do computador. Ela é provocada pelo cansaço visual associado com uso prolongado do aparelho. Os sinais da síndrome são:
– olhos irritados e vermelhos;
– coceira nos olhos;
– olhos secos;
– lacrimejamento;
– sensibilidade à luz;
– enxaquecas;
– dores lombares;
– espasmos musculares.
Por que a luz do computador faz mal aos olhos
Os malefícios da luz do computador ocorrem porque a visão humana não foi feita para se deter a tela de computador por muitas horas. As imagens do monitor são formadas por "pixels" (minúsculos pontos) nos quais os olhos não conseguem manter o foco, assim, é preciso fazer um esforço contínuo e, por consequência, acontece estresse dos músculos oculares.
Como evitar problema da luz do computador
Algumas atitudes podem ajudar a como evitar problema da luz do computador. A mudança de hábito pode propiciar uma qualidade de vida significativa. Veja quais são as dicas:
– iluminar melhor ambiente e instalar iluminação em local adequado.
– posicionar monitor em local que se adeque melhor ao corpo;
– manter a tela limpa;
– tratar problemas de visão e oculares já existentes;
– piscar os olhos com frequência;
– quando possível sair da frente do computador.