Pular para o conteúdo

PRINCIPAIS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO

PRINCIPAIS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO – Existem muitas técnicas de como meditar e todas possuem os seus benefícios. Tire um tempinho durante a correia do dia-a-dia e dedique alguns minutos para a meditação, você verá como esse hábito fará bem para a sua saúde mental e física.

PRINCIPAIS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO

Confira as principais técnicas de meditação e escolha a que mais combina com você:

Corpo São: para essa técnica de meditação bastante simples para melhorar o estado mental basta concentrar-se na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Como meditar usando esse método, é preciso sentar na chamada pose de índio (ou posição de lótus), ou seja, com a coluna reta e as pernas cruzadas.

Enquanto você se concentra, feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões.Essa técnica simboliza expelir o que está incomodando, através da respiração, ideal para pessoas que estão nervosas ou ansiosas.

Concentração: outra entre as principais técnicas de meditação consiste no uso de mantras (sons), formas geométricas ou cores, as quais são o ponto de atenção. Para tanto, o praticante deve se concentrar num desses elementos e voltar os seus pensamentos e emoções a ele.

Transcendental: essa forma de meditação é baseada simplesmente e baseia-se na repetição de um som particular só conhecido pelo você.

Zen-Budista: é praticada enquanto a pessoa caminha, sendo que os passos devem ser contados e sincronizados com a respiração. Essa é uma das meditações que integra as técnicas dessa corrente do budismo, sendo conhecida como a meditação andando do monge ThichNhâtHanh.

Dinâmica: é uma meditação mais nova, criada em especial para os ocidentais, pelo líder espiritual Mohan Chandra Rajneesh, o Osho. Ela mistura elementos de culturas variadas, como músicas, danças e movimentos para se conectar com o presente.

Raja Yoga: tem a reflexão como elemento principal. Para tanto, é preciso sentar numa posição confortável e de olhos abertos, mentalizando pontos positivos da natureza humana, como perdão, bondade, generosidade, compaixão e amor incondicional.

Cristã e bhakti-ioga: aqui, usam-se as divindades, orações ou textos sagrados. É uma técnica que foi resgatada pelo monge beneditino inglês John Main e também faz uso da repetição de um mantra.

Para tanto, é preciso sentar-se com as costas retas em um lugar sossegado, fechar os olhos e repetir o mantra Maranatha, que em aramaico significa "Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus". O indicado é que seja realizada duas vezes ao dia, pela manhã e de noite.