PÃO DE ABÓBORA – Pães, quem não adora? Mas sempre o mesmo pãozinho todo o dia pode enjoar, por isso, é interessante variar e, até mesmo, fazer os próprios pães. Neste caso, existem receitas de pães nos mais diversos sabores e uma dica muito prática é como fazer pão de abóbora. Só de pensar em acordar e poder se deparar com um pãozinho fresco e caseiro, a preguiça em seguir uma receita vai embora logo, logo.
Existem muitas receitas de como fazer pão de abóbora. Uma bem simples pede os seguintes ingredientes: 1 xícara e meia de açúcar, 1 xícara de leite morno, 3 xícaras de abóbora cozida e amassada, 2 colheres de fermento biológico granulado para pão, 10 colheres de margarina (ou 3/4 de xícara de óleo), 2 ovos, 1,5 kg de farinha de trigo e 1 colher rasa de sal. Para quem preferir, o mel pode substituir o açúcar.
Para deixar a abóbora no ponto certo, ela deve ser cozida em uma panela grande com água fervente e sal, até que fique macia, o que demora aproximadamente 20 minutos. Depois, é preciso drenar a abóbora e a água do cozimento pode ser reservada para outra receita. Em seguida, a abóbora deve ser peneirada ou processada no liquidificador até virar um purê. É necessário esperar esfriar para juntá-la à receita.
Ao total, como fazer pão de abóbora não leva mais do que 2 horas. É necessário, então, misturar o açúcar, o leite, o sal e o fermento, depois acrescentar os demais ingredientes e sovar (amassar) bem. Depois a massa deve ficar descanso por cerca de 15 minutos e, em seguida, mais meia hora em um recipiente coberto com um pano.
Após esse período, é preciso enrolar o pão e deixá-lo crescer por aproximadamente 1 hora. A pessoa que estiver preparando a receita vai perceber que ele dobrará de tamanho, caso achar que 1 hora não foi o suficiente, pode aguardar mais alguns minuto. Depois o pão já pode ir para o forno assar, em temperatura média, sendo que é indicado que o forno esteja pré-aquecido. Lá, o pão permanecerá até dourar, o que vai demorar em torno de 40 minutos. É importante que a forma seja untada e enfarinhada antes de colocar a massa, para que ela não grude.