OPENLEAKS – Depois de toda polêmica que está sendo gerada em torno da prisão de Julian Assange, um dos fundadores da WikiLeaks, o sueco Daniel Domscheit-Berg, irá inaugurar um novo site chamado Openleaks.org. O conceito será o mesmo do WikiLeaks, ou seja, o vazamento de informações importantes.
Recentemente, a Wikileaks está filtrando documentos de embaixadas norte americanas, e agora vai passar a ter um concorrente à altura na internet. Daniel Domscheit-Berg diz que "se defendemos a transparência para todos, também devemos ser transparentes consigo próprio" – Ele se refere à sua saída do site e de sua relação com Julian Assange.
Atualmente, Assange está detido em uma prisão britânica, esperando um pedido de extradição para a Suécia, onde também é acusado por estupro de duas mulheres. A filosofia do Openleaks será a de publicar na internet, informações vindas por outros meios de comunicação, de forma jornalística.
Para finalizar, Daniel Domscheit-Berg diz que o Openleaks será um projeto tecnológico de prestação de serviços a terceiros, que desejam receber informações de fontes anônimas.