Um assunto que tem preocupado bastante os pais atualmente é a influência nas crianças do mau comportamento dos ídolos e poucos saber o que fazer quando os ídolos dos filhos dão mau exemplo. Os profissionais especializados nessa área recomendam que a primeira atitude dos pais deve ser sentar para ter uma conversa sobre a questão, explicando que existe uma diferença entre o personagem que aquele ídolo representa na mídia e quem ele é como pessoa, diante de sua família e amigos. Muitos fãs de futebol ficaram chocados quando em 2012 o goleiro Bruno foi apontado como mandante de uma atrocidade: o assassinato de uma antiga namorada.
Muitos meninos, com o sonho de serem jogadores de futebol inspirados pelo ídolo, ficaram impressionados com a notícia. A primeira reação do fã quando o ídolo comete um ato errado é negar o que houve, tentando se convencer de que aconteceu algum engano. É natural que as crianças procurem por saídas e explicações para o ato errado do ídolo, mas os pais devem ficar atentos e alertar as crianças, principalmente se o erro cometido tiver sido algo muito grave.
Porque os ídolos são importantes?
Essa importância que é dada aos ídolos pelas crianças é explicada pela psicologia. Perto dos sete anos de idade, as crianças deixam de ver os próprios pais como heróis e passam a se espelhar em seus ídolos. Psicólogos destacam que passar a imitar um cantor famoso, um ator de cinema ou um jogador de futebol é um processo normal que faz parte do desenvolvimento. Se o ídolo cometer um ato muito grave, como um crime, pais e professores precisam trabalhar para transforma a admiração em uma idolatria negativa, como um modelo a não ser seguido e o que houve com aquela pessoa depois do que ela fez de errado.
Como saber o que fazer quando os ídolos dos filhos dão mau exemplo
Se esse processo não for realizado, a criança pode ter uma impressão errada, de que seu ídolo cometeu aquele ato errado, mas que ele continua sendo famoso, rico e amado por muitas pessoas, assimilando que ele também poderia agir como quisesse sem ter que arcar com consequências. O ídolo deve continuar como um modelo diante da criança, mas como um modelo de como não agir, de postura errada. Se os pais hesitarem neste momento, podem deixar que o filho aceite os erros e maus exemplos dado pela famoso que ele admira, seja de qualquer campo.
Não é fácil saber como agir quando os ídolos dos filhos dão mau exemplo, porque dependendo do nível de amadurecimento da criança, ela pode não compreender e assimilar sozinha que a atitude do ídolo é repreensível. Uma grande estrela do pop, Justin Bieber, em viagem ao Brasil, decepcionou muitas fãs ao tratar seu público com desrespeito, assim como fez com o país que o recebeu. Entretanto, um número ainda maior de fãs continuou adorando o cantor da mesma forma, encontrando justificativas e desculpas para aceitar seu comportamento, mesmo sabendo no fundo que ele agiu errado.