PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA EVITAR E TRATAR SARAMPO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE FAZER PARA EVITAR E TRATAR SARAMPO

O sarampo é mais uma das clássicas doenças que surgem na infância de muita gente. Embora exista vacina para evitar a contaminação, por ser altamente contagioso o sarampo ainda apresenta riscos e deve ser evitado. Mas antes de saber o que fazer para evitar e tratar sarampo, é importante conhecer o ciclo da doença no nosso organismo.

O vírus fica incubado no paciente por um período compreendido entre 12 e 15 dias e os primeiros sintomas incluem tosse seca e persistente, aumento da temperatura corporal, pontos brancos e pequenos no interior das bochechas, olhos vermelhos e doloridos. Depois dessa fase que pode durar de um a quatro dias, começam a surgir manchinhas vermelhas ligeiramente salientes atrás das orelhas. Essas manchas rapidamente se espalham por todo o corpo.

Descubra o que fazer para evitar e tratar sarampo

O tratamento do sarampo exige uma consulta com um médico. Assim que você perceber alguns daqueles sintomas descritos acima, já procure um especialista para se informar melhor e mantenha a criança de repouso na cama. Mesmo que a criança se recuse a comer, insista para que ela beba uma grande quantidade de bebidas frescas. Durante alguns dias, é normal que a criança se sinta mal. O sarampo pode desencadear complicações nos ouvidos, nos pulmões e até uma pneumonia. Neste caso, o médico deverá receitar um tratamento com uso de antibióticos, principalmente para diminuir a febre do paciente. A doença costuma durar de cinco a sete dias, contanto a partir do aparecimento das manchas avermelhadas. A cura costuma ser completa.

Como prevenir

A melhor prevenção contra o sarampo é a vacina contra a doença, que já mostrou ser eficaz em 95% dos casos. Em sua maioria, os médicos recomendam a vacinação quando as crianças completam um ano, porque antes disso é normal que as crianças apresentem uma imunidade natural a esta doença. Outra linha de especialistas afirmam que a vacina chega a ser eficaz em até 97% dos casos e que ela deve ser aplicada, em duas doses, a partir do nono mês de vida da criança. No caso de mulheres gestantes, indivíduos imunodeprimidos ou qualquer adulto que não tenha tomado a vacina, a imunização pode ser realizada em qualquer outra fase.

Dicas para evitar o sarampo

– Para evitar doenças como o sarampo, não descuide do programa de vacinação das crianças. A vacina anti-sarampo é a melhor forma atual de evitar a doença, que pode evoluir para um quadro grave.

– O sarampo é uma doença altamente contagiosa e com caráter epidêmico, por isso procure saber a causa da doença no caso das crianças que convivem com seus filhos.

– Se aparecerem manchas avermelhadas na pele da criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra sarampo e catapora, não deixe de procurar uma orientação médica.

– Tente descobrir se você desenvolveu sarampo na infância ou se tomou a vacina contra a doença. Em caso de dúvida, também se imunize contra o sarampo.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!