Pular para o conteúdo

O QUE DEVE TER EM UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

O QUE DEVE TER EM UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS – Embora a lei dos kits de primeiros socorros em veículos ter durado pouco tempo no Brasil, existe uma norma que exige que eles estejam presentes em todos os estabelecimentos que possuam funcionários. A NR – Norma Regulamentadora 7.5.1 do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é a que estabelece essa diretriz.

O que deve ter em um kit de primeiros socorros vai depender das características da atividade exercida no local e o material deve ser guardado em um lugar adequado e aos cuidados de pessoa treinada para usá-los. Para tanto, a empresa deve se responsabilizar pelo treinamento de uma pessoa para estar apta a usar os kits de primeiros socorros. Uma dica para implementar isso em uma empresa é criar a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, assim, uma equipe fica preparada para agir quando preciso.

O QUE DEVE TER EM UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

Como fazer kit de primeiros socorros

Para saber como fazer kit de primeiros socorros é necessário saber quais os possíveis acidentes que podem ocorrer conforme o segmento da empresa. No entanto, o que deve ter em um kit de primeiros socorros basicamente é material de suporte e material para curativo.

Material de suporte – instrumentaria

– caixa para guardar o kit;

– pinça para retirar objetos encravados na pele;

– tesoura para soltar uma pessoa presa pela roupa em algum equipamento ou cortar pedaço de peno para fazer imobilizações;

– luvas cirúrgicas para evitar o contato com as secreções do ferido;

– máscara facial também protege o socorrista dos fluídos da vítima.

Material para curativo

– bolsas térmicas para compressas;

– gaze para fazer compressa, limpar ferimento ou ser colocada sobre o machucado;

– esparadrapo para os curativos;

– curativo adesivo, como Band-aid para pequenos ferimentos;

– atadura de crepe para enfaixar a área lesionada e imobilizar;

– soro fisiológico ou solução iodada para lavar a parte lesionada;

– cotonete auxilia na limpeza de ferimentos pequenos ou locais de difícil acesso;

– antisséptico inibe a proliferação de bactérias na pele do ferido;

– saco plástico vedante para guardar o lixo que foi gerado no atendimento e que pode estar contaminado.

As pessoas podem ter um kit de primeiros socorros em qualquer lugar onde acham necessário, como em casa, mesmo no carro, embora não seja mais uma obrigação, escolas, etc. Você pode colocar os itens acima mencionados e outros que achar importantes, como álcool, lápishemostático, termômetro, algodão, analgésicos, antitérmicos, antialérgicos, colírio e remédios para náusea e vômitos.