PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE ATRASOS DA MENSTRUAÇÃO SIGNIFICAM

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Muitas mulheres pensam que a menstruação atrasada é o primeiro indício de uma gravidez. Entretanto, existe ainda uma dezena de outras razões que podem causar um atraso da menstruação, fazendo com que ela ocorra vários dias após o esperado. Em mulheres com ciclo menstrual regular é comum ocorrer um atraso de poucos dias, sem que isso represente algum problema de saúde. Mesmo quando a mulher não está grávida e a menstruação se torna ausente em determinado mês, são pequenas as chances de isso ser algo importante. A preocupação só deve ocorrer em casos que a menstruação deixar de vir por três meses seguidos. Mas o que atrasos da menstruação significam?

O que atrasos da menstruação significam para a mulher

1. Gravidez. Se a mulher é sexualmente ativa, a primeira hipótese para explicar um atraso menstrual é a gravidez. Apesar disso, é comum que até mesmo as grávidas, cerca de um terço delas, apresenta pequenos sangramentos durante os três primeiros meses da gestação.

O QUE ATRASOS DA MENSTRUAÇÃO SIGNIFICAM

2. Estresse e ansiedade. Fatores externos ao sistema reprodutor, como questões emocionais, podem facilmente influenciar o ciclo menstrual. A ansiedade excessiva pode afetar de forma negativa sua produção hormonal, podendo causar até mesmo a inibição da ovulação em um ciclo, fazendo com que você não menstrue em um mês.

3. Interrupção do uso da pílula. Quando a mulher toca o anticoncepcional de forma correta, é comum que sua menstruação seja bastante regular. Mas se depois de um longo período de uso, se você optar por suspender a pílula, é possível que demore ainda algum tempo até o ciclo menstrual se normalize. Esta normalização pode demorar até seis meses para ocorrer.

4. Doenças ou infecções. O atraso menstrual pode estar sendo resultado de alguma doença. Nem sempre se trata de uma doença grave, como hepatite, tuberculose ou infarto. Doenças como viroses simples, infecções, gripes, cistites e até amigdalites podem ser suficientes para atrapalhar o ritmo do ciclo menstrual.

5. Excesso de atividade física. Quando a mulher é atleta e pratica exercícios em nível profissional, é comum que sofram com alterações menstruais. Neste caso, não se trata de uma mulher ativa, que frequenta a academia todas as semanas e sim, de mulheres maratonistas, que nadam em competições, ginastas ou outros esportes profissionais. Isso ocorre porque existe um gasto calórico muito elevado, além do estresse de treinos intensos, e isso é o responsável por alterar o ciclo normal da menstruação. O gasto calórico elevado, o estresse dos treinos intensos e a baixa taxa de gordura corporal parecem ser os responsáveis pelas alterações do ciclo menstrual.

6. Problemas na tireoide. O mau funcionamento da tireoide, o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo, também podem resultar em falhas no ciclo menstrual, causando atrasos e até mesmo ausência de menstruação.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!