MOEDA SOCIAL – Já ouviu falar em Moeda Social? É um conceito ainda novo, mas que está dando resultados. Trata-se de um tipo de "economia solidária" que serve como uma alternativa à economia tradicional, com suas próprias características. Em outras palavras, a Moeda Social é uma economia restrita à uma pequena comunidade, por exemplo, afim de melhorar a participação econômica local.
COMO FUNCIONA A MOEDA SOCIAL
Com as moedas sociais, utilizadas em regiões carentes, por exemplo, as pessoas podem comprar mais produtos, pois são vendidos a preços mais baixos, e traz mais desenvolvimento no local onde a economia é aplicada. Seus princípios vão além do mero capitalismo, promovendo a inclusão social, e diminuindo o poder centralizador da economia globalizada.
Alguns exemplos de Moedas sociais já podem ser vistos aqui no Brasil, como é o caso dos moradores de Silva Jardim, no estado do Rio de Janeiro. A moeda se chama Capivari (não confundir com o município de mesmo nome em SP), e já houveram mudanças na economia local, com o grande aumento do comércio local.
Certos descontos atingem até 20% do valor da compra, ao serem utilizadas moedas locais, como o Capivari. Existem até bancos que concedem empréstimos em Capivari para as famílias mais pobres. O conceito de Moeda social poderá ser implementado em vários lugares carentes do país.