LIVRO LIVRE – BOOKCROSSING – A difusão de conhecimento é uma atividade que deveria ser realizada por todos. A prática do bookcrossing, atividade na qual as pessoas lêem livros e passam para outras pessoas em outras localidades, que foi difundida na Europa e nos Estados Unidos é um tipo de difusão e que tem gerado bons frutos, atualmente está presente em 130 países e tem mais de 600 mil participantes e a internet tem colaborado bastante para o aumento desses números com sites especializados.
Aqui no Brasil, por exemplo, existe atividade semelhante realizada pelo site Livro Livre – www.LivroLivre.art.br, um tipo de rede social que tem o objetivo de conquistar novos leitores e criar nos jovens o hábito da leitura. Nesse tipo de prática, o livro não tem dono e deve ser repassado a outras pessoas com frequência, já que na sua prateleira juntando pó, ele não ajudará ninguém.
O site Livro Livre é uma iniciativa do Jornal de Debates. Os livros são identificados com uma etiqueta que traz a seguinte frase “este livro não é um presente” para que fique bem claro ao usuário que ele deve passar o livro assim que acabar de ler, deixando em um lugar público (em geral bibliotecas) no qual outra pessoa poderá encontrar.
Ao ser cadastrado no site além da etiqueta o livro também ganha um código que pode ser utilizado por todos que lerem o livro para deixarem seus comentários, elogios e críticas ao banco de dados do site do Livro Livre.
Se você encontrou um Livro Livre você deve lê-lo, acrescentar os comentários, como dito anteriormente, através do código no site e deixá-lo em algum local público. Mas se você quer libertar um livro que tem em sua casa, você deve registrá-lo no site do Livro Livre, para isso é importante que você inclua dados do livro, como autor, título. E anotar dentro do livro o código de uso que o site fornecerá.
No total o site já tem 5.928 livros livres e já está em diversos estados do país como Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul. A prática ainda é nova, mas essa ideia de unir a leitura física com o relacionamento virtual já está dando super certo.
Para quem deseja integrar a rede Livro Livre deve ter em mente que outras pessoas irão usufruir deste livro. Portanto, a obra deve ser usada com cuidado. O portal de leitura solicita que não se faça rasuras e nem se arranque páginas, lembrando que os títulos devem ser compartilhados com todos.
LIVRO LIVRE – BOOKCROSSING – http://www.LivroLivre.art.br