LIMPEZA DE ROSTO – A poluição, o sol, o frio, o vento são muitos os fatores que arruínam a pele do rosto e, por isso, com uma determinada frequência ele pede uma limpeza de pele. No entanto, não dá para sair colocando na cara o primeiro creme que aparecer na frente. Para cada tipo de pele e cada situação que exige uma limpeza de pele deve-se escolher o produto e o tratamento certos. Além disso, muitas peles conseguem se limpar naturalmente, porém, são as oleosas que precisam de uma ajudinha extra.
As espinhas, cravos e os miliuns, mais conhecidos por “bolinhas de sebo”, são impurezas produzidas pelas próprias glândulas sebáceas do corpo, que a derme não conseguiu expelir. Para eliminar as espinhas, o mais indicado é que a pele receba tratamento uma vez por mês, que pode ser realizado em casa, no entanto, o cuidado tem que ser redobrado para não se mexer onde não deve, o que pode causar cicatrizes, por isso, aconselha-se espremer somente as lesões superficiais.
Para fazer a limpeza de pele e eliminar as espinhas, é aconselhável lavar o rosto com água quente para abrir os poros e molhar um algodão em água aquecida e deixar ele repousado por um tempo em cima do cravo ou da espinha. Só então depois é indicado espremê-los, mas sem insistir caso não saia.
Uma boa limpeza de pele, mesmo em casa, exige um pequeno kit para manter a pele higienizada, composto por tônico, loção demaquilante, creme ou gel de hidratação e um creme esfoliante. Mesmo com esses cuidados, é indicado que a cada três meses pessoas com peles oleosas marquem uma hora com profissionais para fazer uma limpeza de pele.
Enquanto isso, quem tiver pele normal pode espichar um pouco o intervalo, mas também deve ter os cuidados frequentes em casa, usando o mesmo kit básico de limpeza de pele. Numa estética, o tratamento completo de limpeza da pele conta com até oito passos, entre eles, o primeiro é a higienização com loções e demaquilantes para remover as impurezas superficiais ou a maquiagem.
Depois, a esfoliação remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele; a desincrustação é uma máscara que amolece a camada superficial da pele e favorecer a retirada de cravos, espinhas e miliuns. Depois, segue com os vapores de ozônio para abrir os poros e o gás também é bactericida; a extração consiste em retirar cravos brancos e miliunscom microagulha esterilizada; a máscara calmante recupera a pele, hidrata e controla a oleosidade.
Já no final, pode ser usado o aparelho de LED, em tratamentos mais exigentes, que cicatriza e serve como anti-inflamatória, para que as marcas saem. Por último, a máscara final da limpeza de pele, à base de cremes ou, nas peles oleosas, com gel, vai relaxar, clarear as machas, funcionar como calmante ou purificante, de acordo com a necessidade da pele.