George Hotz, um blogueiro norte-americano de apenas 17 anos, que desbloqueou o iPhone para que não seja apenas usado nos aparelhos da AT&T, fez um acordo com a empresa de manutenção de celulares CertiCell.
Em troca do seu iPhone desbloqueado a Certicell irá presentear Hotz com um Nissan 350Z e 3 iPhones de 8 GB.
Hotz disse que daria os três iPhone's a colaboradores que o ajudaram a separar o aparelho Apple da rede da AT&T. Segundo ele próprio o trabalho levou em torno de 500 horas desde o seu lançamento, no dia 29 de junho. Em média 8 horas de trabalho por dia.
Quem propôs a troca foi Terry Daidone, um co-fundador da CertiCell . Que ofereceu a George, além do carro e três iPhones, uma vaga de consultor da empresa para auxiliar os engenheiros no deselvolvimentos de soluções e novos produtos.
Apesar do preço pago pelo iPhone de Hotz, Daidone disse que não tem planos para a comercialização do produto.
Antes do anúncio de George Hotz, feito no blog do adolescente, usuários de fora dos Estados Unidos conseguiam fazer o celular funcionar em outras operadoras usando um método diferente, que envolve a cópia de informações do cartão SIM.
Mas é preciso equipamento especial para essa operação e o telefone em si não era desbloqueado.
O hacker disse esperar que os usuários do iPhone possam eventualmente desbloquear seus telefones sozinhos e que espera que sua descoberta não seja usada para fins comerciais.