HISTÓRIA DO BBB – O programa de televisão BBB (Big Brother Brasil), é apresentado atualmente pela rede Globo. Esse formato de reality show foi apresentado pela primeira vez em 1999 nos países baixos, porém o programa internacional se denominava apenas Big Brother. O programa brasileiro foi apresentado pela primeira vez em 2002 e atua baseado no Big Brother, onde as pessoas ficam confinadas dentro da casa e apenas uma pessoa do lado de fora tem o poder de conversar com as pessoas do lado de dentro, que no caso da Globo é Pedro Bial.
O que poucas pessoas sabem é que o Big Brother foi baseado em um livro, esse livro foi escrito em 1948 e seu nome também era Big Brother (Grande Irmão em tradução livre). No livro o governador vivia na antiga Oceania e cuidava dos habitantes através de telas e consequentemente era o único personagem que não existia dentro do livro. Essas telas nas quais o governador monitorava os habitantes eram denominadas "teletelas", onde o governador não perdia nenhum movimento dos seus habitantes.
O grande irmão como era conhecido dentro do livro, também aparecia muita das vezes para os habitantes através de uma tela, assim como no caso do programa Big Brother. Uma grande curiosidade é que no livro todas as pessoas saldavam o grande irmão quando aparecia na tela, assim como acontece no programa televisivo atualmente. Como no livro, os confinados tem apenas uma pessoa para contato no mundo de fora, que é o caso do apresentador denominado Big Brother Orwelliano.
A casa do Big Brother Brasil, já recebeu várias modificações desde a primeira edição. Sua criação na primeira edição demorou cerca de 56 dias e para facilitar as modificações, a casa foi feita em cima de placas, para melhor remoção e modificação das paredes. Além disso, a casa se encontra em um local isolado do Projac, em Jacarepaguá.