Pular para o conteúdo

GRAPH SEARCH – A BUSCA SOCIAL DO FACEBOOK – WWW.FACEBOOK.COM/GRAPHSEARCH

GRAPH SEARCH – A BUSCA SOCIAL DO FACEBOOK – O Facebook lançou um novo mecanismo de buscas intitulado de Busca Social – https://www.facebook.com/about/graphsearch. Através dele, os usuários poderão fazer pesquisas por músicas, restaurantes, filmes, lugares, vídeos, fotos e o que mais desejar a partir do “like” (curtir) de seus amigos na rede social.

GRAPH SEARCH - A BUSCA SOCIAL DO FACEBOOK - WWW.FACEBOOK.COM/GRAPHSEARCH

O grande diferencial do sistema de Busca Social é que o serviço não faz a busca e procura de informações na internet, mas sim pelo seu próprio gráfico social do Facebook, que atualmente já é composto por mais de 1 bilhão de pessoas, com mais de 240 milhões de fotos e com cerca de 1 trilhão de conexões.

Outro diferencial, é que pelo Busca Social o usuário não faz uma pesquisa por palavras-chave, mas sim por uma frase, por exemplo: “meus amigos em São Paulo que curtem Red Hot Chili Peppers”; “quem são meu amigos que vivem no Recife”; “pessoas que curtem ciclismo”; “restaurantes na Argentina em que meus amigos estiveram”; “fotos antes de 2000”; “fotos de meus amigos em Paris”; entre muitas outras.

O interessante do Busca Social é que cada usuário possui resultados únicos e que são as suas seleções de privacidade que irão determinar aquilo que pode ser pesquisado e visualizado pelos seus amigos. Dessa forma você pode procurar por qualquer coisa compartilhada com você no Facebook e outras pessoas podem encontrar as coisas que você compartilhou com elas.

No momento, o Busca Social está sendo testado em uma versão beta, exclusiva para língua inglesa, caso você queira ser um dos primeiros a testar o sistema acesse a fanpage, vá até o final da página e clique na opção “entrar na lista de espera”. Mas para isso seu Facebook deverá estar configurado com o idioma Inglês (EUA), dessa forma poderá ser um dos usuários teste.

De acordo com Mark Zuckeberg, o Busca Social tem por objetivo ajudar os usuários a navegar melhor pela vasta quantidade de informações disponíveis no Facebook, que de alguma forma, também se tornou um grande banco de dados, só que com perfil social.

Para saber mais sobre a criação do sistema Busca Social assista ao vídeo com Mark Zuckeberg, disponível na página Graph Search indicado acima.