GOOGLE PHOTOS – O Picasa está prestes a trocar de nome, em breve será conhecido como Google Photos. A mudança vai além do nome, já que não será mais um site que tem o único objetivo de compartilhar imagens, mas também de socializar-se com outras redes sociais, no caso o Google+. A ideia é da própria empresa que tem o objetivo de unir os seus serviços, para fortalecer ainda mais o Google Plus.
O lançamento da nova marca está previsto para o final deste mês, dia 31 de julho. Segundo especialistas, este esforço generalizado de unir as marcas da empresa nunca ocorreu anteriormente e revela uma ação que busca se posicionar diante do crescimento acelerado do Facebook no mundo. Afinal não será só o Picasa que trocará de nome, mas também o Blogger e futuramente todas as marcas pertencentes ao Google.
A mudança de Picasa para Google Photos não será nem notada pelos internautas e usuários, pois a ideia não é mudar o site – apenas o nome marca essa transformação. O aplicativo online continuará funcionando do mesmo modo. E melhor, receberá alguns recursos extras para atender a demanda de compartilhamento e integração de redes na internet. Quem usa internet móvel também vai poder compartilhar suas fotos através do seu celular, iPad, iPod ou outros dispositivos.
Apesar de nunca ter realizado um esforço tão grande para promover apenas um aplicativo, a Google já fez tarefa semelhante de realizar mudanças de nomes de empresas adquiridas por ela para evitar a concorrência. Como é o caso de empresas como a plataforma GrandCentral, que se transformou em Google Voice.
Para quem não está habituado ao Picasa, a partir de agora pode aderir ao Google Photos, que nada mais é do que um software online para editar imagens. Porém sua principal função não é editar, e sim organizar as fotos, de modo que possa criar coleções e álbuns online que podem ser compartilhados com seus contatos via web, ferramenta ampliada consideravelmente com a evolução do aplicativo para atender o Google+.
Outras alterações do Google que causaram comentário na web é a própria mudança da marca do Blogger, para Google Blogs, além da criação de um novo canal para ver vídeos no Youtube chamado Cosmic Panda.