GOOGLE ART PROJECT – Nem todo mundo tem a oportunidade de conhecer museus internacionais e de apreciar as diversas obras de arte de artistas conceituados expostas nestes locais. Para matar um pouco a curiosidade dos apaixonados por arte existe o Google Art Project – www.googleartproject.com – a mais nova empreitada da companhia e que tem como objetivo disponibilizar para visualização mais de mil obras de cerca de 400 diferentes artistas.
O projeto Google Art Project foi criado em parceria com diversos museus consagrados mundialmente, entre eles The State Tretyakov Gallery, de Moscou, Van Gogh Museum e Rijksmuseum, ambos de Amsterdã, Museum Kampa, de Praga, Gemaldegalerie e Alte Nationalgalerie, ambos de Berlim, The State Hermitage Museum, de São Petersburgo, Freer Gallery of Art, de Washington, Tate Britain e National Gallery, ambos de Londres, Palace of Versailles, de Versalhes, Museo Thyssen e Museo Reina Sofia, ambos de Madri, Uffizi Gallery, de Florença e MoMA, The Frick Collection e The Metropolitan Museum of Art, todos de Nova Iorque.
Logo ao entrar no site o internauta tem duas opções de visitação, digamos assim. É possível clicar em View Artwork e conferir diversas obras de arte de diferentes museus organizadas de forma aleatória, ou então clicar na opção Explore the Museum, esta sem dúvida alguma a mais interessante. Como esta opção foi criada tendo como base o Google Street View são mostradas determinadas salas do museu e com alguns cliques na tela é possível andar pelo museu, como se o internauta realmente estivesse lá, e visualizar as obras expostas por ali.
O mais legal desta segunda opção de visitação é que uma obra de cada museu foi escolhida para ser retratada com impressionantes sete bilhões de pixels. Desta forma, nenhum detalhe da pintura ou escultura passa despercebido. Basta então que o usuário clique sobre a tela ou escultura e vá aproximando até que consiga perceber todos os mínimos detalhes.
O projeto, idealizado por Amit Sood, foi lançado há poucos meses e por isto, ainda não está totalmente completo. A ideia é que novas obras e mais partes do museu vão sendo adicionadas aos poucos, permitindo assim que mais e mais pessoas tenham acesso às obras expostas nos museus.
GOOGLE ART PROJECT – http://www.googleartproject.com