Skip to content

FOLHALEAKS – FAZER DENÚNCIAS ANÔNIMAS – FOLHALEAKS.FOLHA.COM.BR

FOLHALEAKS – Se você é do tipo de cidadão que gosta de contribuir com a sociedade e adora programas em que possa fazer denúncia agora há um novo espaço para você. É o Folhaleaksfolhaleaks.folha.com.br – uma página na internet que funciona como um canal ou programa para receber informações e documentos que possam merecer uma investigação jornalística.

FOLHALEAKS - FAZER DENÚNCIAS ANÔNIMAS - FOLHALEAKS.FOLHA.COM.BR

Através da página o leitor da Folha de São Paulo pode enviar documentos, informações ou sugestões de denúncias que tenham a real possibilidade de virar uma reportagem investigativa pela equipe do jornal.

O interessante é que o leitor não precisa se identificar, ou seja, pode fazer a denúncia de forma anônima. Para garantir que esse procedimento dê certo, a Folha de São Paulo irá utilizar a autorização da Constituição brasileira, que é usada quando necessário para garantir o direito à informação.

Na página do Folhaleaks você deverá optar por denunciar de forma anônima ou se você gostaria de eventualmente ser procurado pela reportagem da Folha de SP para prestar mais informações sobre a denúncia. Aqueles que não fizerem a denúncia anonimamente devem informar nome, e-mail, endereço e telefone.

Depois o internauta precisará preencher o campo “título” e o resumo da informação explicando em poucas palavras (máximo mil caracteres) a denúncia. Em seguida, é possível anexar arquivos que comprovem ou ajudem na investigação do caso.

São aceitos arquivos como vídeos (nos formatos: “.avi”, “.mpeg”, “.wmv”, “.mp4”, “.3gp” – formato de celular), imagens (“.jpeg”, “.gif”, “.png”, “.bmp”), áudio (“.mp3”, “.wav”, “.wma”) e documentos (“.doc”, “.xls”, “.pdf”, “.txt”).

O jornal confirmará o recebimento das informações por meio de um número de identificação de cada sugestão.  Porém, na própria página há uma afirmação salientando que o veículo de comunicação não se obriga a informar o andamento e a conclusão de suas avaliações, nem se publicará ou não reportagem a partir dos dados. E também é preciso estar ciente de que o jornal não pagará pela informação dada.

Em entrevista ao próprio veículo, o editor executivo da folha, Sérgio Dávilla afirmou que "o Folhaleaks foi criado para ampliar o acesso da sociedade a informações relevantes, estreitando ainda mais a relação dos leitores com a produção de reportagens de interesse público".

FOLHALEAKS – FAZER DENÚNCIAS ANÔNIMAShttp://folhaleaks.folha.com.br