PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





FITOTERÁPICOS E SEUS BENEFÍCIOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

FITOTERÁPICOS E SEUS BENEFÍCIOS – A fitoterapia é utilizada há séculos e seus primeiros indícios de uso remetem a manuscrito anterior a 1500 a.C., ou seja, é um resquício da civilização egípcia. Hoje em dia, ela é amplamente utilizada e as plantas que são considerados fitoterápicos são inúmeras, cada uma com a sua função.

Dessa forma, os fitoterápicos e seus benefícios são diversos, podendo combater desde doenças infecciosas, como disfunções metabólicas, além de alergias e até mesmo distúrbios psicológicos. Diferente dos fármacos, na composição dos fitoterápicos não existe produtos químicos, por isso é considerado um tratamento mais natural e com menos contraindicações.

FITOTERÁPICOS E SEUS BENEFÍCIOS

Além disso, qualquer pessoa pode fazer uso da fitoterapia, seja recém-nascidos ou idosos. Embora o uso dos chás esteja muito ligado com o conhecimento popular, o uso de fitoterápicos não pode ser indiscriminado. Existem profissionais especialistas no assunto que podem orientar sobre o seu uso, pois mesmo a dosagem errada ou exagerada dos chás pode fazer mal, já que alguns são tóxicos e as gestantes devem terum cuidado especial ao ingeri-los.

Fitoterápicos e seus benefícios

uso de fitoterápicos se dá por meio de diferentes plantas e conforme cada uma delas o mais indicado é fazer a infusão (colocar água quente na folha seca) ou de cocção (ferver a água com partes duras da planta, como caules ou sementes). Confira os benefícios dos chás de algumas plantas:

1. Camomila – indicado para cólicas intestinais e ansiedade, porém, raramente pode provocar reações alérgicas.

2. Capim-limão, Capim-cidreira, Capim-santo – indicado para cólicas intestinais e uterinas, insônia e ansiedade, podendo aumentar o efeito de medicamentos sedativos.

3. Carqueja – funciona na má digestão, mas evitar o uso combinado com medicamentos para hipertensão e diabetes, podendo causar queda de pressão.

4. Cavalinha – evita edemas por retenção de líquidos, porém, não deve ser usada por quem sofre de insuficiência renal e cardíaca.

5. Eucalipto – desobstrui vias respiratórias em casos de gripe e resfriado e combate a bronquite e asma. Deve se evitado por quem está com inflamação gastrointestinal e biliar, doença hepática grave e por menores de 12 anos, além de ser evitada a combinação com sedativos, anestésicos e analgésicos, tampouco ingerido por quem está emtratamentos com hipoglicemiantes.

6. Espinheira-santa – gastrite, má digestão, pirose, prevenindo úlcera. Pode provocar secura, gosto estranho na boca e náuseas.

7. Alcachofra – má digestão, mas deve ser evitado por quem tem doenças da vesícula biliar. Em pessoas com hepatite grave, falência hepática e câncer hepático o uso deve ser moderado.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!