FARMÁCIA POPULAR – BRASIL, MEDICAMENTOS, PREÇO, LISTA, PROGRAMA, DESCONTOS

FARMÁCIA POPULAR – As Farmácias Populares apareceram no Brasil em 2004, com o objetivo de vender remédios com baixo custo para a população mais necessitada. O projeto foi aprovado mediante o argumento de que o brasileiro chega a gastar até 19% de sua renda com remédios para sua saúde, sendo que a maioria das pessoas possuem baixa renda, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com a Farmácia Popular, os medicamentos possuem descontos que variam de de 50% a 90%, com um catálogo bem vasto que supera os 1.200 medicamentos diferentes. Para que você possa comprar pela farmácia popular, contudo, é necessário apresentar uma receita médica assinada por um profissional da rede pública ou privada, junto com o CPF do paciente.

Também vale lembrar que algumas farmácias comuns possuem o balcão da Farmácia Popular, então é melhor prestar atenção em tais pontos que podem estar mais perto do que imagina. Além dos remédios com descontos, a Farmácia Popular distribui preservativos gratuitamente, para evitar a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Algumas críticas existem contra o programa Farmácia Popular, sendo o mais comum deles o fato de competir com a distribuição gratuita de medicamentos realizada pelo SUS, que possuem muitos problemas. Também reclamam que existem locais mais privilegiados que outros para instalação das farmácias, por interesses meramente políticos. Mas o que realmente importa, é que você tem o acesso mais barato a um medicamento que pode precisar.