Skip to content

EXERCITAR A MEMÓRIA – DICAS DE COMO AUMENTAR A MEMÓRIA HUMANA

EXERCITAR A MEMÓRIA - DICAS DE COMO AUMENTAR A MEMÓRIA HUMANA

EXERCITAR A MEMÓRIA – Memória, tão importante, mas nem sempre ela recebe a devida atenção. Para que ela esteja em constante manutenção, algumas dicas e técnicas podem ajudá-la. Por outro lado, a correria do dia-a-dia e o cansaço prejudicam o seu bom funcionamento, que reflete também na falta de concentração.

Entre as maneiras de manter a memória organizada, já que é possível compará-la a um grande arquivo com muitos dados, o Xadrez é um exercício muito recomendável, uma vez que o jogo exige muito da própria memória. Assim, funciona como um verdadeiro exercício para a memória se manter em forma.

A memória também vai funcionar apenas quando a pessoa estiver realmente atenta a alguma coisa. Se ela deseja memorizar um conhecimento para a prova na escola, por exemplo, só vai funcionar com atenção, inclusive, aos detalhes, o que é fundamental para a aquisição de novas informações. Como exercitar a memória também vai depender da alimentação, pois existem vitaminas que são imprescindíveis ao seu funcionamento, é importante seguir uma dieta rica em vitamina B12, tiamina (Vitamina B1) e ácido fólico. Essas vitaminas são encontradas em frutas, legumes,pães e cereais, ou seja, é muito fácil encontrá-las em diversos alimentos.

A vitamina B12 é mais facilmente encontrada em cereais integrais, leite, vegetais verdes, batatas, peixes, ovos e carnes, já a tiamina está em alimentos como as ervilhas, laranjas, flocos de milho, batatas cozidas, massa e pães integrais, gema de ovo e mesmo no pão branco. Enquanto isso, o ácido fólico pode ser encontrado em maiores concentrações no brócolis, tomate, espinafre, rúcula, couve, pitanga, acelga, almeirão e caju. Além de alimentos, o que ajuda em muito a memória é a água, a qual serve para manter todas as funções do organismo com qualidade.

Outras dicas para saber como exercitar a memória consistem em ter uma boa noite de sono, o qual vai ajudar no armazenamento do que foi aprendido durante o dia, inclusive, na manutenção da memória de longo prazo. Uma técnica bastante interessante para ajudar a memorizar dados é fazer links mentais para relacionar as informações. Além disso, a mente consegue memorizar com mais facilidade fatos curiosos.