E-MAIL MARKETING – O tempo passou e há muito tempo a forma de comunicação de empresas com seus clientes mudou. As tradicionais malas-diretas que eram endereçadas a milhares de residências para anunciar um produto, divulgar um serviço ou outra informação qualquer, foram substituídas pelo prático e-mail marketing.
Hoje o e-mail marketing – ou e-mail mkt, como é conhecido por muitos – é considerado uma ferramenta de trabalho essencial para empresas que desejam ter proximidade com o consumidor final. A facilidade da divulgação e a linguagem jovem são características atrativas desse recurso que não para de crescer. Porém, é preciso estar atento, pois algumas empresas cometem pequenos deslizes que podem reduzir suas chances de sucesso. Por isso, vamos conceder dicas de como utilizar essa ferramenta e tirar proveito de todos os recursos que ela poderá render.
CRIAR UM BOM E-MAIL MARKETING
Antes de começar a rascunhar as ideias para a criação de um e-mail marketing, o ideal é que se conheça o produto ou serviço oferecido. O desenvolvedor deverá se colocar na pele da pessoa que irá receber o correio eletrônico, por isso, imagem e linguagem devem casar perfeitamente. Pensado nisso, hora de colocar a mão na massa.
A dimensão ideal para um bom e-mail mkt é de 400px a 600px de largura. Uma comunicação menor ficará minúscula quando o cliente abrir; ao contrário, se ela for muito maior, ultrapassará o campo de visão da tela. O cumprimento pode ser livre, mas nada de muitas delongas, pois, ninguém tem paciência para clicar na barra de rolagem e descer metros a fio.
TAMANHO DO E-MAIL MKT
A pessoa que irá criar a peça, deverá ter em mente que juntando as imagens e a parte em html, o e-mail marketing não deverá ser maior que 70kb. Mais que isso, poderá levar sua comunicação direto para a caixa de spam.
DESENVOLVER E-MAIL MARKETING
A ponderação na hora de mesclar cores, texto e imagens deverão ser primordiais. Nada de muita informação, afinal, o e-mail mkt é uma ferramenta de comunicação rápida e objetiva. Para cada imagem inserida, deverá haver um texto, ou uma frase curta descrevendo-a. Isso se faz necessário, porque se alguma imagem não abrir, a pessoa que receber a mensagem não ficará sem entender o conteúdo.
Está proibida a utilização de recursos como background, animações em Java script, flash, vídeos e músicas. Para inserir tudo isso, é necessário um código, que não irá funcionar no e-mail marketing. Nada de formulários e anexos, esses itens fazem com que quem receba, perca o interesse em ler o conteúdo.
O link para a versão on-line do e-mail não poderá faltar. Esse recurso é basicamente uma mensagem superior na tela com a inscrição: "Não consegue visualizar o e-mail? Click aqui!". Assim, se por algum motivo o e-mail não abriu, o cliente poderá visualizá-lo.
A linguagem deve ser objetiva e clara. Inserir na arte, o nome de quem irá receber o e-mail é uma saída para quem quer dar atendimento personalizado. Existem bons softwares de envio de e-mails que permitem esse efeito.