PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DOR DE OUVIDO EM CRIANÇA – COMO EVITAR?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Saúde

DOR DE OUVIDO EM CRIANÇA – COMO EVITAR? – Quando a criança apresenta dor de ouvido, o mais comum é que ela tenha o que se chama de otite média, que se trata de uma infecção do ouvido na sua parte mais interna, isto é, no ouvido médio. Esse local é uma pequena cavidade, que se liga com a parte posterior da garganta por meio de um "tubinho", denominado Trompa de Eustáquio, que é menor e mais retificada, quando comparada com a dos adultos.

A função do "tubinho" está ligada à entrada de ar para a parte interna do ouvido, igualando a pressão de dentro do ouvido. Quando esse "tubinho" infecciona, incha, o que resulta na dor de ouvido, comum em muitas crianças. O problema pode ocorrer, ainda, quando o pequeno viaja de avião ou quando está em locais de grande atitude, sem que necessariamente ele tenha uma infecção.

DOR DE OUVIDO EM CRIANÇA - COMO EVITAR?

Por outro lado, a incidência da otite nas crianças aumenta no verão, uma vez que elas passam muito tempo em lugares com altas temperaturas e úmidos, como mar e piscina, o que também aumenta a umidade do ouvido, facilitando a proliferação de microrganismos.

Sintomas da dor de ouvido

A melhor forma de dor de ouvido em criança é conhecer primeiro as suas causas, entre eles, os sintomas mais frequentes são:

– coceira;

– inchaço e dor de ouvido;

– choro constante, irritabilidade e desconforto;

– febre e secreção em casos mais graves;

– náuseas.

Já para tratar o problema é preciso recorrer aos antibióticos ou anti-inflamatórios, que devem ser prescritos por um médico especializado. Além disso, o cotonete não pode ser usado, para não piorar a inflamação, a limpeza deve ser feita apenas limpando o ouvido externamente com uma toalha de pano.

Dor de ouvido em criança como evitar

Já para evitar que o problema ocorra nas crianças, o melhor a fazer é ensiná-las a usar os protetores auriculares, bem como a fazer uma limpeza assim que sair da água. O cotonete, no dia-a-dia, também deve ser usado com moderação, caso contrário pode causar uma lesão na pele do ouvido, facilitando a ação de agentes nocivos.

As crianças também podem ter uma infecção de ouvido quando forem amamentadas, já que pode haver a passagem do alimento através da garganta para os ouvidos. Para evitar isso, o ideal é colocá-las na posição semi-sentadas ou segurá-las no colo para não engasgar.

Outra dica é fazer a criança soar o nariz quando estiver resfriada, assim, o catarro não ficará acumulado na parte de trás da garganta. Nas crianças menores, podem ser usados os aspiradores nasais de borracha, que são encontrados em farmácias e lojas de artigos para bebês.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!