PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DIETAS QUE PREJUDICAM A SAÚDE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DIETAS QUE PREJUDICAM A SAÚDE

Todo ano é a mesma coisa, se você quer emagrecer logo surgem dezenas de dietas da moda que garantem a perda rápida de peso. Apesar de prometerem milagres, existem algumas dietas que prejudicam a saúde. A Associação Dietética Britânica divulgou recentemente uma lista com dietas popularizadas entre celebridades, mas que não fazem bem à saúde por serem muito restritivas.

Quais são as dietas que prejudicam a saúde

No topo da lista das dietas mais prejudiciais à saúde vem aquela que ficou conhecida como dieta do ar, uma dieta maluca seguida por pessoas que acreditam ser saudável e possível viver um período sem ingerir comida ou líquidos, se alimentando apenas de ar.

Em segundo lugar, como uma das dietas mais perigosa veio a dieta do biótipo, que prevê a ausência de glúten na alimentação. Além dessas duas, seguem nas primeiras posições das dietas que devem ser evitadas a da alcorexia e a dieta Dukan, que nos últimos três anos ocupou o primeiro lugar da lista das dietas que precisam ser evitadas. Mas é preciso tomar cuidado com a escolha de sua dieta, mesmo que o objetivo seja perder peso rapidamente, para dar conta da prioridade de emagrecer para 2014.

A organização que elaborou a lista alerta a população para os perigos de se seguir, sem qualquer recomendação médica, alguns livros e dietas que prometem perdas de peso milagrosas, se mirando apenas no exemplo das celebridades. As famosas também acabam dificultando essa escolha, dando publicidade a regimes que muitas vezes trazem graves problemas à saúde.

Dietas proibidas pela Associação Dietética Britânica

– Dieta Breatharian (dieta do ar): uma das primeiras famosas que deu publicidade a esta dieta foi a atriz Michelle Pfeiffeer. O regime recomenda que a pessoa finja comer o que está no prato, mas na verdade não engole nada mais do que ar. A pessoa que pratica esta dieta acredita ser possível se alimentar somente de luz solar ou ar, descartando líquidos e alimentos.

– Dieta do Biotipo: foi o cantor Boy George quem divulgou várias vezes essa dieta, afirmando ter sido a responsável por sua drástica perda de peso. Esse regime consiste em elaborar uma dieta focada na perda de peso das partes do corpo da pessoa que mais tendem a concentrar gordura. Essa dieta também prioriza determinados alimentos, além de contar com um programa de exercícios físicos.

– Dieta sem glúten: essa dieta é seguida pela atriz Gwyneth Paltrow, que consiste em contar com zero glúten, a proteína encontrada no malte, cevada, trigo e outros cereais. Os criadores defendem que ao retirar o glúten da dieta, o alimento ingerido conta com uma carga glicêmica menor, reduzindo a liberação de insulina, o hormônio que causa o acúmulo de gordura no corpo. Esta dieta pode ajudar quem é sensível ao glúten, mas para outras pessoas pode causa enxaqueca, fadiga, constipação crônica e outros males.

Por fim, tenha em mente que qualquer dieta restritiva pode acarretar danos à sua saúde em médio e longo prazo. O ideal é fazer uma reeducação alimentar com acompanhamento de nutricionista para que o cuidado seja permanente e muito mais saudável.






PontoXP © 2006-2019 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!