DIETA DOS PONTOS – Dieta da lua, da maçã, do chá verde, da água, do dia sim dia não… A quantidade de dietas existentes por aí que prometem a perda de peso rápida e sem sacrifício é infinita. Mas a realidade não é bem assim. Nestas dietas, quem quer perder peso precisa ficar ingerindo determinados alimentos o dia todo, em horários alternados. Além, é claro, de cortar qualquer doce ou fritura do cardápio. Mas já está mais do que comprovado que, para perder peso com saúde, somente com uma alimentação balanceada e moderada em conjunto com a prática de exercícios físicos. Aqui entra uma opção que pode salvar você desse emaranhado de cardápios malucos: a dieta dos pontos.
Nesta dieta dos pontos, a pessoa controla os pontos dos alimentos que come ao invés das calorias, sendo que cada ponto equivale a 3,6 calorias. A quantidade de pontos que cada pessoa pode consumir por dia varia muito e depende, entre outros fatores, do sexo, altura, hábitos alimentares e atividade física.
Para saber quantos pontos cada alimento contém, basta consultar uma tabela criada especialmente para esta dieta. Temperos, verduras e bebidas sem açúcar equivalem à zero, legumes equivalem a dez pontos e frutas, onze. Pães, bolachas, grãos e farinhas contam vinte pontos e carnes e queijos, vinte e cinco. Leites e derivados equivalem a quarenta e dois pontos, enquanto doces, frituras, lanches, bebidas em geral, massas, molhos e sopas possuem pontos diferenciados dependendo de sua composição.
Os pontos de cada alimento ou refeição devem ser anotados em um papel e depois somados. Ao final do dia, a quantidade consumida não pode ultrapassar o limite permitido na dieta dos pontos.
Uma das grandes vantagens da dieta dos pontos é que a pessoa pode comer de tudo, mas com moderação. Desta forma, as chances de abandonar a dieta no meio do caminho são pequenas. Além disso, por ser uma dieta bastante simples e não restritiva, pode ser feita por crianças obesas.
A dieta dos pontos, apesar de ser bastante elogiada, também tem suas desvantagens. Uma das principais é que, como os pontos da dieta são baseados em suas calorias, os indivíduos acabam se preocupando apenas com estas e não com os valores nutricionais dos alimentos ao consumi-los. E privar o corpo de nutrientes essenciais pode, ao longo do tempo, acarretar em doenças como osteoporose e diabetes.