DIETA DOS PASSOS – Quem quer emagrecer rapidamente geralmente opta pelas dietas, entre as inúmeras existentes. Na maior parte das vezes estas dietas indicam que as pessoas comam alimentos específicos durante o dia todo. Outras ainda sugerem que sejam feitas combinações malucas, que deixa quem quer perder peso passando fome e, infelizmente, sem emagrecer de forma saudável.
Enquanto que os criadores das dietas e alguns adeptos sortudos afirmam que as restrições alimentares realmente funcionam e não fazem mal, os estudos garantem que não há fórmula mágica para perder peso sem arriscar a saúde. Assim, para emagrecer basta adotar uma alimentação saudável, com a ingestão de todos os alimentos que se tem vontade desde que em porções reduzidas e sem exageros, e praticar exercícios físicos regularmente, e não apenas nos finais de semana.
Como dá para perceber, as dietas geralmente estão focadas nos alimentos, e se esquecem de orientar seus adeptos que pratiquem exercícios físicos. Uma nova dieta, ao contrário, é focada nos exercícios e não nos alimentos. É a Dieta dos Passos, criada pelo preparador físico Renato Dutra.
Ao contrário do que se possa pensar, estes passos não são referentes a metas ou dicas de exercícios. São, na verdade, passos de caminhada propriamente ditos, no sentido literal.
Pode parecer confuso a princípio, mas adotar esta dieta dos passos é bastante fácil e chega a ser desafiador.
Para Renato Dutra, quem quer perder peso precisa ter em mente aquela regrinha básica: só é possível emagrecer se o número de calorias gastas for maior do que o número de ingeridas. E adotar esta dieta é bastante simples, pois o princípio da mesma é que quanto mais passos forem dados em um dia, maior o gasto calórico, o que resulta em emagrecimento.
Mas como saber quantos passos é necessário dar para atingir o gasto calórico ideal? Simples. Quem compra o livro Dieta dos Passos, com todas as informações relevantes, recebe um pedômetro, que nada mais é do que um aparelho que, amarrado na cintura, registra o número de passos que a pessoa deu.
Depois de começar a usar o aparelho dá para ter uma ideia de quantos passos são dados em um dia. Para se ter uma noção, cinco mil passos diários correspondem a um estilo de vida sedentário, de cinco a dez mil passos o estilo de vida passa a ser ativo e quando são dados mais de dez mil passos é que se começa a ocorrer o emagrecimento. Então, para atingir o peso ideal, basta se programar e definir metas de passos, que ajudarão o indivíduo a romper barreiras, se superar e finalmente perder peso.
Sim, esta dieta não é milagrosa e muito menos rápida. É necessário um bom período de adaptação e em seguida um de superação diária, até que se atinja o número ideal de passos. Mas de acordo com Renato, esta questão é importantíssima, visto que quem emagrece muito rápido geralmente ganha os quilos perdidos com a mesma velocidade ou até mais rapidamente.
E aí? Que tal tentar esta nova dieta? O livro Dieta dos Passos, de autoria de Renato Dutra e com selo da editora Lua de Papel está à venda em diversas livrarias no Brasil e também pela internet.