Nem sempre as relações entre padrastos e madrastas com os seus enteados são fáceis, pois antecedem uma série de situações que podem ser em parte desconhecidas para a pessoa que está chegando à família. No entanto, é possível saber como ter uma boa relação com enteados, desde que sejam seguidas algumas regras e utilizados alguns truques.
Em geral, o que pode causar a grande maioria das desavenças é o ciúmes que sentem um pelo outro, resultando em competição familiar, o que certamente não é nenhum pouco saudável. Além disso, tanto enteados como padrastos e madrastas podem errar na hora de querer impor sua opinião dentro de casa. Dessa forma, confira as
Dicas para ter uma boa relação com enteados
– É importante que tanto o homem quanto a mulher que chega a uma família se esforce para construir uma relação saudável com o seu enteado. É preciso ter consciência de que em um primeiro momento o filho pode não gostar da nova relação do seu pai ou mãe. Ter maturidade, paciência e compreensão são os primeiros passos.
– Padrastos e madrastas devem acima de tudo respeitar o espaço do enteado, sem parecer intrometido, por mais que não seja essa a intenção. Respeite e seja sensível quanto às mudanças que o filho da pessoa que você ama está passando. Conforme a situação da separação pode ser difícil e doloroso.
– Evite, para saber como ter uma boa relação com enteados, entrar no seu quarto e mesmo dar conselhos como se fosse a sua mãe ou o seu pai, ao menos, até que a relação esteja madura e que você tenha intimidade para isso.
– Outra entre as dicas para ter uma boa relação com enteados são não criticá-los na frente de outras pessoas. Seja afetuoso e carinhoso, mas de forma natural, não force nenhum tipo de sentimento. Procure ter um laço de amizade e não substituir o seu pai ou mãe.
– Para criar uma boa relação com enteados os parabenize quando merecerem e demostre orgulho de conviver e aprender com ele, inclusive, quando são adolescentes e precisam do apoio.
– Para ter uma boa relação com enteados nunca invente apelidos para eles ou faça comparações desagradáveis, mesmo que essa seja a sua forma de criar intimidade. Evite piadinhas que eles não gostem, sem ficar provocando-os.
– As regras de casa devem ser combinadas pelo casal para que não surjam divergências posteriores.
– Mostre interesse na opinião do seu enteado.